quinta-feira, 2 de junho de 2011

ALÉM DA NOVELA - ODETE ROITMAN MORTA. QUEM É O ASSASSINO?


Beatriz Segall começa a se despedir de Vale Tudo. Falta gravar algumas cenas, nas quais ela chora a perda do amante e morre no apartamento onde se encontrava com César. A vida de Odete Roitman é muito curta. Quando morre, cria-se um mistério: quem deu os três tiros que acabam com a poderosa empresária? Para o elenco, cada tiro é de um dos autores: num adeus à perigosa megera.

Três tiros, disparados não, se sabe por quem, no final do capítulo 192, vão tirar Odete Almeida Roitman do cenário de "Vale tudo". Seu assassinato, que irá ao ar na noite de sexta feira, 23 de dezembro, fará do telespectador um detetive, a seguir pistas e mais pistas, falsas ou não, para desvendar o mistério.

Odete é morta depois de descobrir que César e Fátima planejavam fugir para o exterior com o dinheiro dela. Depois de expulsar o amante do apartamento, ela se sente irremediavelmente infeliz. Mas, antes, tem outros aborrecimentos, os mais graves com Marco Aurélio - que ela descobre estar desfalcando a TCA há longo tempo - e com Heleninha, a quem a antiga empregada Rute (participação de Zilka Salaberry) esclarece a morte do irmão, declarando que Odete, e não Heleninha, dirigia o carro na noite do acidente.

Esses três, portanto, são fortes candidatos ao título de "o assassino do ano". Além de Fátima, Afonso, Eugênio, Freitas e o próprio Ivan, como demonstram os capítulos que se seguem ao do crime, fartos também em lançar suspeitas sobre tipos insuspeitos. Não se imagina que Jarbas, o motorista fanfarrão interpretado por Stepan Nercessian pudesse cometer o crime, até que a irmã Consuelo, intrigada, tenta saber onde ele andava, na hora H e até a namorada dele, Iris, achar que, nos últimos dias, o rapaz mudou de humor.

Com probabilidades também está Poliana, que se preocupa quando Raquel quer saber se ele tem um álibi para aquela noite. Ele diz que tem mas a cara de mentiroso coloca uma pulga atrás da orelha do público. E o que dizer do misterioso William, que Denis Carvalho começou a interpretar recentemente? Parece que ele veio para salvar Heleninha do alcoolismo; só que, às vezes, William mais parece estar interessado no trono da TCA, que ficará agora com a herdeira.

Bartolomeu chega a dizer que ele próprio teria motivos para matar a vilã. Helena argumenta que Odete tirava todos do sério e que qualquer um pode ser apontado como assassino. E, em toda essa dúvida que paira no ar, só a integridade de Raquel parece ficar inabalável.

Aguinaldo Silva não adianta por nada desse mundo o nome de quem matou e Leonor Bassères garante que o público vai ficar pensando as coisas mais loucas.

- O assassino será quem menos se imagina - lança Leonor.

Enquanto acha graça na brincadeira entre o elenco sobre os três tiros - de que cada um é dado por um dos autores -, Aguinaldo Silva explica:

- Para bolar o assassino, eu, Gilberto Braga e Leonor Bassères nos reunimos e checamos todas as possibilidades. Eliminamos um a um os suspeitos e ficamos com o verdadeiro assassino, por unanimidade. Mas vamos manter o mistério até o fim.

Só no antepenúltimo capítulo, provavelmente, revelaremos quem e ele.

Segundo Aguinaldo, Odete já estava há muito com o pescoço a prêmio mas afasta a possibilidade de ser uma morte simbólica:

- Não representa nada além de um bom gancho, que esquentará o final da novela. Mas o público não há de ficar com saudades de Odete, porque ela é uma personagem tão forte que sobreviverá à sua morte. E como um fantasma, continuando presente, sendo falada o tempo todo e ainda surgindo, na interpretação de Beatriz Segall, em momentos de flash-back, na hora de desvendar o crime.

Leonor Bassères acentua que Odete foi preservada quase até o finalzinho da novela porque é das personagens mais ricas do folhetim. Não só pela interpretação magistral de Beatriz Segall, mas por seu lado racional, de quem diz o que todos gostariam de dizer. E, como Aguinaldo, Leonor garante que a morte de Odete não deve ser encarada pelo nível moral:

- É somente uma solução dramática. Chegou a um ponto que Odete, se não fosse morta, atropelaria os outros personagens, diabólica como ela é. Justamente quando queremos solucionar os problemas dos personagens, para promover o final da novela, alguém como Odete, que não tem medidas, só iria atrapalhar.

HÁ SUSPEITOS DE TODOS OS TIPOS

Qualquer um pode ter assassinado Odete mas, dentre todos, são oito os suspeitos principais:

- Marco Aurélio (Reginaldo Faria) - É ameaçado de perder o trono na TCA, depois que Odete descobre os sucessivos rombos que ele vem provocando nas finanças da empresa. Acuado, é dos últimos a se encontrar com e empresária no apartamento onde ela é encontrada morta. E Marco Aurélio vai para o encontro armado com um revólver que o público verá muitas vezes, antes 'depois do crime.

- Maria de Fátima (Glória Pires) - Embora durante a novela Inteira ela tenha proclamado que não "transa violência", tem todos os motivos para ter assassinado Odete, que, primeiro, to! sua modelo e, depois, tornou-se rival, quando passou a ter um caso com César. Fátima é uma das suspeitas principais da polícia, porque foi a única pessoa vista no prédio de Odete pelo porteiro.

- Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) - Mesmo sendo filho da vítima, andava desesperado com a mãe, principalmente quando descobriu que ela mantinha um caso com César, o mesmo homem com quem a mulher dele, Fátima, o traiu. Ao mesmo tempo, Afonso também ficou a par de outros deslizes de Odete envolvendo Fátima e Heleninha. É o suspeito predileto de Mário Sérgio.

- César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli) - Para a polícia, o principal nome. Mantinha um caso com Odete para obter dinheiro, mas ela descobriu seus planos de fugir com Fátima e o abandonou. Na noite do crime, César foi procurá-la para fazer ameaças. Sempre disse, como Fátima, que não lida com a violência. Um forte suspeito para Afonso e Celina. E até Fátima diz acreditar na sua culpa.

- Heleninha Roitman ( Renata Sorrah) Sofreu um baque quando soube que foi Odete a culpada pelo acidente de carro que resultou na morte do irmão. E ave bebendo quando mataram sua mãe, Mas se ausentou por um tempo do bar. E a suspeita do filho Tiago, que acha que a mãe poderia ter assumido a atitude extrema para vingar-se porque, bêbada, Heleninha perde seus limites.

- Freitas (João Camargo) - Anda de guerrinha com o patrão Marco Aurélio, de quem conhece todos os negócios escusos. Marco Aurélio tem quase a certeza de que foi Freitas quem indicou à polícia o esconderijo onde mantinha escondidos milhões em ouro, roubados da empresa de Odete. Antes do crime, Freitas é visto mexendo na maleta de Marco Aurélio, com a arma do patrão nas mãos e um sorriso enigmático.

- Eugênio ( Sérgio Mamberti) - O mordomo não é sempre o culpado? Pois Eugênio mordomo da casa de Odete, ficou sem álibi quando foi visto chegando na mansão, de manhã, depois do assassinato, sem os trajes de serviçal. Logo ele, que nunca teve folga na casa. Eugênio adora ver filmes antigos no videocassete e costuma comparar personagens das telas com as pessoas que conhece. Talvez tenha assumido o papel de vingador.

- Ivan (Antônio Fagundes) - Pode tornar-se o bode expiatório do crime. Odete tinha em seu poder provas contra ele, que poderiam mandá-lo para a cadela. Fátima ajuda Raquel a reaver essas provas mas, com o assassinato da empresária, as provas são roubadas da casa de Raquel. A luta de Ivan é para reaver essas provas ante de que elas parem nas mãos da polícia. Para Ivan, César é quem está com os documentos e, portanto, foi ele quem matou Odete Roitman.

Por Mara Bernardes
04/12/1988
O Globo

3 comentários:

  1. Tenho 12 anos e sei quem matou a odete foi a Leila por engano ela queria matar a amante do marido a Fatima

    ResponderExcluir
  2. verdade quem matou foi a Leila interpretada por Cassia Kiss, ela pensa que o marco aurelio tá com maria de fatima e sem saber quem tava atras da porta ela atira 3x apos achar q matou a fatima o marco aurelio diz que ela matou foi Odete, essa novela é muito boa e parabens ao Viva por nos proporcionar isso!!

    ResponderExcluir
  3. revendo a novela, podemos observar q tudo se prepartava para q a leila fosse a assassina (por engano, claro). a amizade ingênua da leia, as pessaoas lhe avisando q a fátima n prestava, a viagem repentina q ela fez (dando oportunidade, assim, p q fátima a traísse mais ainda...). as cenas em q aparece o revólver em sua casa (e os seus comentários sobre a arma...). realmente, muito bem feito. é como o caso do filme do garoto que vê pessoas mortas. vendo de primeira , nos enganamos, mas basta q a gente assista a segunda vez p q percebamos o mistério.

    ResponderExcluir