segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALÉM DA NOVELA - ADRIANO REYS

DEPOIS DE 'VALE TUDO', O SONHO É SER UM VILÃO

Casados há seis anos, Adriano Reys e Vivi decidiram não ter filhos e não se arrependem. No apartamento do casal, na Lagoa, a bagunça fica por conta dos cãezinhos Pirulito, Papelote e P.J., da raça yorkshire.

Em 35 anos de carreira, Adriano Reys, mais do que do sucesso, se orgulha do fato de "jamais ter passado mais do que três meses sem trabalhar". No momento, ele tem o prazer de constatar a popularidade do seu Renato Filipelli, que aparece como um dos contrapontos das vilanias que movimentam "Vale tudo". Segundo seu intérprete, o personagem representa o ombro amigo de que todos já precisaram ou vão precisar um dia.

— O Renato é aquela pessoa com que podemos contar, mesmo que seja para um desabafo pelo telefone, às quatro da manhã. E como as amizades sempre preencheram seus espaços, ele não se compromete amorosamente. Esta sua fiel dedicação aos amigos acabou virando uma forma de vida, de não querer juntar com ninguém as escovas de dente, como se diz.

Mesmo gostando muito de viver o Renato, o ator revela sua vontade de interpretar um grande vilão:

— E o meu maior sonho. Tive uma boa experiência com o Dr. Prado de "Ciranda de pedra", um prepotente Juiz que despertou muita raiva no público. Mas o que eu desejo mesmo é viver um vilão notável, do tipo que acredita no que faz. Como a Odete Roitman.

Este sonho, no entanto, tem a ver apenas com a vida profissional de Adriano, que não esconde sua formação religiosa:

— Fui coroinha, congregado mariano, mas digamos que hoje sou um católico não fanático, que acredita na forca do espírito e na solidariedade.

Dos 18 personagens que fez em novelas, desde que estreou no gênero, em 1971, é o simpático Renato que lhe tem proporcionado o maior número de trabalhos paralelos, como comerciais e apresentação das mais diversas festas:

— O Leandro de "Final feliz" fez grande sucesso em Portugal, como o Dr. Prado fez em Nova York. Mas o Renato está sendo uma loucura. Em cidades do Paraguai, por exemplo para onde "Vale tudo" é transmitida diretamente, a novela tem um pique incrível de audiência. Estive lá há algumas semanas e quase não podia andar nas ruas.

Nascido no Porto, em Portugal, Adriano Antônio D'Almeida Rocha vive na Zona Sul do Rio desde 1 ano e meio:

— Sou do tempo em que Copacabana tinha terreno baldio e o Bairro Peixoto chamava-se Chácara do Seu Peixoto. Um tempo gostoso, em que a cidade tinha muito pé de jaca, manga, carambola, abiu, romã...

As voltas com os preparativos de uma peça, com Cláudio Cavalcanti, Adriano é desses que mantém o romantismo como filosofia de vida:

— Creio muito no amor. Não acredito em nada conquistado pela força, pela prepotência. Tenho uma mulher maravilhosa, a Vivi, que me aconselha, me orienta e está sempre atenta aos meus trabalhos. E penso sempre no momento atual. O que vier no futuro será mais um desafio a ser cumprido.

SISTEMA DE SEGURANÇA MUITO ESPECIAL

Em 2009 com a esposa no Fashion Rio
Amigos desde a infância, Adriano e Vivi estão completando seis anos de casados, numa relação que consegue unir, com muita harmonia, a calma de um com a agitação do outro, como ela conta:

— Eu ando a mil por hora, quanto o Adriano é muito tranqüilo a caseiro.

Carloca, Vivianne de Amorim Cantinho teve aulas de teatro e atuou nas peças "Judas em sábado de Aleluia" e "A vida de Bach", mas não seguiu a carreira de atriz. Hoje, ela curte o trabalho do marido, mesmo se vendo, as vezes, em situações complicadas:

— Quando ele fazia o Dr. Prado de "Ciranda de pedra", por exemplo, as pessoas o detestavam. Uma tarde, em Copacabana, uma senhora bateu com a bolsa na cabaça dele, furiosa, chamando-o de mau e coisas bem pioras.

Mas é com o Renato de "Vale tudo" que Vivi está tendo mais problemas para defender Adriano dos ataques das fãs:

— Na nossa ida ao Paraguai, foi difícil conter as mais empolgadas. Elas o encurralavam em frente às lojas, e eu tinha de salvá-lo. Como boa segurança, permito os autógrafos; beijinho, não. De vez em quando, brinco com o Adriano e ameaço deixá-lo sozinho num supermercado, sendo cercado pelos carrinhos das freguesas...

Por 
Marcos Salles
O Globo
11/12/1988

45 comentários:

  1. nossa q legal encontrar alguma coisa falando de adriano reis fiquei feliz tenho 37 anos e qd era adolescente achava ele lindo agora vendo mulheres de areia me veio a curiosidade gostei mt pois ele continua lindo vlw

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de ter noticias recentes deste ator muito bonito e charmoso. Felicidades para o casal.

    ResponderExcluir
  3. Pois é assistindo mulheres de areia me lembrei dele também, acho ele tão bonito e charmoso, um cavalheiro à moda antiga, pena que morreu! Bacana a vida do casal!

    ResponderExcluir
  4. Que noticia triste foi hoje saber da morte de Adriano Reis esse ator fantastico homem elegante e charmoso...descansa em paz Adriano Reis e que Deus conforte a família!!! saudades

    ResponderExcluir
  5. Que noticia triste foi saber da morte de Adriano Reys. Assisto a novela Mulheres de areia só para ver o ator, acho ele muito charmoso, bonito e simpatico...Descanse em paz, que sua alma tenha um caminho de luz...Que Deus conforte sua família...Saudades

    ResponderExcluir
  6. Muita luz e continue fazendo sucesso onde estiver como ser humano.

    ResponderExcluir
  7. VI O ADRIANO PELA PRIMEIRA VEZ NA NOVELA CIRANDA DE PEDRA,DESDE ESTÃO GANHOU A MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO .LINDO E UM GRANDE ATOR.QUE VOCÊ BRILHE COMO UMA ESTRELA NO CEU.
    SAUDADES!!!!

    ResponderExcluir
  8. QUE DEUS ACOLHA SUA ALMA NO REINO DOS JUSTO , PORQUE ELE NÃO DESAMPARA NENHUM DE SEUS FILHO . QUE VC POSSA AGORA DESCANSAR DE TODO SEU SOFRIMENTO NOS BRAÇOS DO PAI FIQUE NA PAZ .

    ResponderExcluir
  9. hoje fiquei emocionada com a morte desse ator tao querido por muita gente força a esposa que deus a conforte , é raro eu me emocionar por aguem tai distante do meu cotiano mais esse homem sempre mepareceu uma alma boa e eu gostava dele sem ao menos conhece-lo descanse em paz meus pesames ao familiares com muita pesar mesmo

    ResponderExcluir
  10. Fiquei triste quando soube da morte de Adriano Reis. A dramaturgia perde um dos seus grandes cooperadores. Que Deus conforte seus familiares e, como bom Pai , o receba de braços abertos.

    ResponderExcluir
  11. fique com Deus e continue sua viagem do outro lado do pano.

    ResponderExcluir
  12. Desde adolescente acompanhei a carreira deste exímio ator.Lindo e transmissor de uma educação admirável e muito discreto.Que lástima já ter partido.Abraços de solidariedade a família.RCT.

    ResponderExcluir
  13. Que perda tao Grande, acompanho o Adrano reis desde quando passava a novela Como Salvar meu casamento na antiga tv itacolomi, a novela nao chegou a terminar, adriano contracenava com nicete bruno e com Elaine cristina,era um tri maraviulhoso,bem! que vamos fazer? somos todos mortales, que deus reserve um cantinho pra vc adriano ai com ele. a deus.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito triste pela morte desse ótimo ator.Sempre acompanhei o trabalho dele nas novelas; adorava ver ele atuar, sempre charmoso, bonito, que pena ! Mas creio que Deus queria ele lá em cima, e que sua esposa se conforte, pois tinha ao seu lado uma pessoa admiravel e com certeza continuará em seu coração!Feliz passagem Adriano!

    Dina adam de Curitiba- Paraná

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Eu também fiquei triste, pois quando vi Mulheres de Areia, passando agora recordei e me indaguei onde será que anda esse ator? Tão elegante, bonito, charmoso, um principe, que não existe mais, sua voz é uma dádiva. Quando vi na televisão sua passagem, pensei: que pena!!! Que saudades!!! O mesmo sentimento me abeteu quendo vi a reprise da novela.
    Mas temos aqui uma missão e com certeza a sua se concretizou e Deus a recolheu a seus aposentos verdadeiros. Paz e entendimento a seus familiares, essa é nossa vida!!!!

    Maria - Santa maria/RS

    ResponderExcluir
  16. Que pena! Que Deus conforte o coração dos familiares. Que ele esteja junto de Deus. Na luz.Descanse em paz e muita luz para ele.

    ResponderExcluir
  17. REALMENTE FOI UMA GRANDE PERCA.SIMPLESMENTE,UM MARAVILHOSO ATOR.VERA,PINDAMONHAGABA,SP

    ResponderExcluir
  18. A MORTE NÃO É O FIM É APENAS O COMEÇO DE UMA ETAPA QUE SE FINDA A PARTIDA O COMEÇO DE UMA NOVA INSONDÁVEL INCONGINISIVEL NA MORADA DOS QUE SE FORAM NÃO SE TOMA EM CONSIDERAÇÃO OS ANOS DE VIDA ELES CONTINUAM ANOS.

    ResponderExcluir
  19. PERDEMOS UMA GRANDE ESTRELA, AQUI NA TERRA, MAIS COM CERTEZA CONTINUA A BRILHAR AO LADO DE DEUS.MUITAS PALMAS PARA ESTE GRANDE ATOR.

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente achei que a televisão fez pouquíssimo comentário àa respeito de um ator tão grandioso e maravilhoso como era o Adriano Reis.
    Não falaram quase nada à respeito dele, enfim não foi homenageado da forma que devia ser.
    Lam,ento muitoo, mas tem coisas que a gente não entende.

    ResponderExcluir
  21. Adriano Reis ator maravilhoso,competente sem contar que era muito lindo,ja deixou saudades,eu também acho que merecia uma bela homenagem mas talvez ele não gostasse de muita exposição.Vá com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Conheço Adriano Reis desde a novela O Preço de um Homem, onde ele era protagonista com Arlete Montenegro daí passei a amar o amor forma que ele atuava sempre muito elegante. Hoje a tv perdeu um grande artista mas vai ficar gravdo para sempre em meu coração tanto quanto os outros que já se foram.Que Deus o tenha em um bom lugar.

    ResponderExcluir
  23. Adriano Reis deveria ter tido uma homenagem de acordo com a sua competência e sua forma de atuar, para mim ele sempre foi um grande ator como muitos outros que já se foram.Adriano vai com Deus,com certeza ganhará um ótimo lugar neste outro plano.

    ResponderExcluir
  24. vai com deus adriano.. bom ator

    ResponderExcluir
  25. vou sentir saudades desse maravilhoso ator

    ResponderExcluir
  26. adriano certamente voce esta brilhando como uma estrela la no ceu...

    ResponderExcluir
  27. te amarei para sempre querido adriano,sempre admirei em todos os teus trabalhos...

    ResponderExcluir
  28. Fiquei super triste pois gostava demais do Adriano Reis,mais um talento que nos deixa ainda cedo.Que Deus dê todo o conforto espiritual que a família necessita nessas horas de dor.

    ResponderExcluir
  29. Soube da sua morte,mais não acreditei só agora vendo pelo google pude ter a certeza...perdemos um grande ator...que Deus te ilumine e te dê um bom lugar.

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Eu lembro de «ler» esta matéria. Lembro de quase todas desta época mas não na íntegra, porque não sou brasileira nem tinha acesso aos artigos, mas a imprensa portuguesa sempre respeitou a essência dos conteúdos e era o que passava para este lado do oceano.

    Até recordo as ilustrações, uma foto dele e da esposa, abraçados...

    É excelente a sua ideia de procurar e compilar artigos dessa época sobre novelas. Serve de acervo. Não se surpreenda pelo que implica, eu tb qd fiz um blogue para recordar e falar das impressões que as novelas nos deixam, percebi que este é um universo muito vasto e com pessoas interessantes!

    Ao ler este artigo relembrei de pormenores que tinha esquecido sobre o ator. O de ter escolhido não ter filhos, por exemplo... tinha esquecido! Por isso é que é bom que tragam para os dias de hoje estes artigos, não para «invadir» a privacidade, mas para homenagear aqueles que, mesmo sendo bons e com talento reconhecido pelo público, ficaram um pouco à margem do muito que se produz para as massas.

    ResponderExcluir
  31. Brilhe no céu meu querido. Aqui fica um grande fã. Brilhe ainad mais!

    ResponderExcluir
  32. Edna Rangel, sou capixaba. Fiquei triste ao saber da notícia dada pela minha sobrinha da perca de um ator querido por todos. Eu sempre achei o Adriano lindo ,charmoso e simpático. Também concordo com o comentário, pois a TV não fez nenhuma homenagem ao ator. Ainda dá tempo para fazer uma homenagem. Gostaria muito de ver, para matara a saudade. Que Deus console seus familiares! Saudadessssss!

    ResponderExcluir
  33. te admirava muito Adriano como ator era sua fã
    vai com deus!

    ResponderExcluir
  34. eu adorava vc em suas novelas principalmente mulheres de area como o personagem sampaio!va com DEUS

    ResponderExcluir
  35. uma vez que é pessoa é congregado Mariano é pra sempre.porque a pessoa faz uma consagração.
    Não entendi essa de "católico não fanático"
    ou é católico ou não é católico.

    ResponderExcluir
  36. sempre gostei do seu trabalho.Que deus o tenha em bom lugar na eternidade junto do pai

    ResponderExcluir
  37. muitas saudades!!!onde ele estiver receberá o carinho de muitos brasileiros que são seus fãs, por que os mundos são muitos,mas o universo é um só.

    ResponderExcluir
  38. Tenho 25 anos e concordo com você ele realmete era lindo vendo ele então em mulheres de areia penso na sorte da mulher dele.

    ResponderExcluir
  39. Assistindo novamente mulheres de Areia, me deu uma vontade de saber mais sobre esse ator maravilhoso. Tão bom intérprete, tão calmo em todas as suas atuações, além de muito bonito e atraente. Fiquei muito triste ao saber de sua morte através de postagens de comentários. Muito triste mesmo.
    Meus sinceros sentimentos à Vivi sua esposa.

    ResponderExcluir
  40. Grande perda. Ator excelente, homem elegantissimo,bonito,charmoso,atraente.Além disso parecia ser um pessoa boa,honesta,sincera.Todos os atributos que a gente imagina e quer um verdadeiro príncipe.Esperava que a /globo fizesse uma homenagem significativa pela memória deste grande ator;Lamentei muito o seu falecimento.

    ResponderExcluir
  41. Respostas
    1. Fiquei muito triste por essa noticia,do falecimento de Adriano Reis. Foi uma grande perda para nós que gostamos de novelas. Pois era exelente ator,elegante e charmoso .Que Deus o tenha em seus braços.Que Ele conforte sua Vivi e seus familiares .

      Excluir