ALÉM DA NOVELA


Vale Tudo - Primeiro tópico do Capítulo 05 “O Produtor em Ação” do livro O Circo Eletrônico, de Daniel Filho

Fazer casamentos, juntar talentos, faz parte do ofício do produtor. Mas, em um dos melhores casamentos de que participei, não fui cupido. Fui testemunha. 

Gilberto Braga e Leonor Basséres me trazem uma nova idéia para uma novela das oito (que, aliás, não é exibida nesse horário há décadas...). A sinopse estava confusa e eu não conseguia saber o tema central. Reunião. Gilberto é lento na explicação, a história se torna maçante. Estava praticamente vetada. Leonor tomou a palavra:

- Queremos fazer uma novela sobre a lei de Gerson, o brasileiro que sempre quer levar vantagem em tudo, sobre a falta de cidadania, uma história em que os filhos roubam os pais e vice-versa. Vale a pena ser honesto no Brasil?

A idéia era boa! Mas como virar novela? Difícil conceito para usar num folhetim. Além disso, como eu não tinha conseguido ver isso na sinopse, também achava que o telespectador não iria entender. Eles me garantiram:

- Se você gostou do clima, vamos dar um jeito.

Dias depois, Gilberto me telefona perguntando se poderia ter Aguinaldo Silva como parceiro. Ora, Aguinaldo já era um escritor solista, por que iria ser um colaborador? Gilberto me disse:

- Quero que ele escreva comigo não como colaborador, mas como autor.

- Não sei, não. Convida você, Gilberto, se ele topar tudo bem. Mas duvido, respondi.

Gilberto é excelente escrevendo melodramas e descrevendo mulheres, mas em matéria de subúrbio, classe média e pobre, ele fica louco para que todos enriqueçam logo. Aguinaldo, porém, transita nesse universo brincando e com humor. Para meu espanto, ele topou. Quando o interpelei, me respondeu, com aquela calma que lhe é peculiar, que adoraria aprender com o Gilberto e escrever aquelas mulheres deslumbradas.

A história fala de uma guia turística em Foz do Iguaçu que, com a morte do pai, herda uma casa. Tem uma filha que é ambiciosa e sente vergonha do que a mãe faz. Na primeira sinopse, a filha vendia a casa por volta do capítulo 40 ou 50. Lógico que outras histórias paralelas estariam acontecendo. Mas o tema central não deslanchava. Argumentei:

- Se a filha não vender a casa no primeiro capítulo e a mãe ficar na miséria, a novela não atingirá seu objetivo.

Ou seja, não deixaria claro seu tema. Denis Carvalho – o diretor – concorda. A presença de Aguinaldo e o jeito conciliador de Leonor deixaram Gilberto seguro para adiantar a história em 40 capítulos.

A união dos dois, mais o pé no chão da Leonor, gerou uma das melhores novelas brasileiras: Vale Tudo. A humildade dos dois foi uma soma. Brilhante para a televisão. Gostaria de vê-los juntos outra vez. Eles nos devem isso.

Eu só fiz meu papel de produtor e segurei vela. 

Colaborou: Rafael Delfino Tupinambá

47 comentários:

  1. Tentei comentar no blog, mas não consigo: Acho que a imagem da Heleninha, construída com a passagem do anos e com os famosos vídeos do youtube, está sendo revisada.Agora a gente vê que ela não fica bêbada em período integral (passa mais da metade da novela sóbria) e tampouco é uma personagem engraçada parente de Nazaré Tedesco. A cena do mambo bem caliente é um dos raros alívios cômicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei da novela Senhora do Destino.
      A novela tem um erro grotesco de tempo, e Nazaré é ma vilã fraca e patética.

      Novela como Vale Tudo é que é boa. Folhetins assim são raros hoje.

      Excluir
  2. http://www.facebook.com/profile.php?id=100000721030577
    fotos da novela vale tudo papeis da parede

    http://www.orkut.com/Main#AlbumList?uid=11457484310614992240

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Parece a revista Contigo! nos anos 90 falando das novelas...saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei o blog, sou apaixonada pela novela e é ótimo encontrar outras pessoas que tbm revivam esse momento ímpar da teledramaturgia!Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Não foi publicado o resultado da enquete da semana passada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosângela, pode conferir. Foi publicado no post de sábado. Quem ganhou foi "O desmascaramento de Fátima".

    Os posts de sábado sempre serão relativos às enquetes!

    Valeu pelo recado!

    ResponderExcluir
  7. Jean, parabéns pelo entrevista!! Muito legal saber como estão os atores depois de 20 anos! Vc sabe por onde anda o ator que interpretou o Renato??

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,
    Estamos buscando a localização de alguns atores como o Adriano Reys e até o Jairo Lourenço para entrevistá-los.
    Valeu por acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  9. Jean você simplesmente resolveu meu sono durant o dia, porque agora assisto ao capítulo da novela no dia seguinte.
    Amo vale tudo e estava muito dificil conciliar esse horário com o trabalho.
    O blog está ótimo, matérias excelentes, tudo nota 1000!
    Um abraço
    Nalva Costa

    ResponderExcluir
  10. Nalva!

    Muito obrigado pelo carinho e que bom o blog estar ajudando e divertindo. Esta é a função dele! Valeu!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Realmente, não concordo com a reprise de Roque Santeiro, pois como dito acima, a mesma foi exibida no Vale a Pena...há dez anos. Gostaria de assistir Dancin´Days!

    ResponderExcluir
  12. Oii adoro o BLOG acompanho tudo por aqui, eu gostaria mesmo de rever é celebridade, apesar de ter pouco tempo a novela é otima, para ter seguimento a VALE TUDO que é uma novela de intriga, ganância, mistério ela seria perfeita.. bjkss continue com o blog

    ResponderExcluir
  13. Já procurei algumas vezes, aqui em Joinville, alguma revista Mad com a sátira de Vale Tudo. Só encontrei (e prometo mandar por email) uma sátira dizendo o que aconteceu com os personagens DEPOIS que a novela acabava. Neste caso, falaram de Heleninha...rsrsrs
    muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  14. Poxa, queria tanto assistir a Dancin days..
    Roque Santeiro ainda está fresca na nossa memória.
    E Dancin'Days ia ser um revival maravilhoso.
    Que pena

    ResponderExcluir
  15. não entendo porque a a Beatriz Segall nunca mais teria sido escalada para uma novela do Gilberto Braga, nem do Aguinaldo Silva!

    ResponderExcluir
  16. Pois é Isaac, segundo a própria Beatriz, ela foi esquecida mesmo. Depois de Vale Tudo, a atriz fez grandes papéis como a Miss Brown em Barriga de Aluguel e a Clô de Anjo Mau.
    Atualmente, ela foi "relembrada" por Aguinaldo Silva em "Lara com Z".

    ResponderExcluir
  17. Jean ela fez também em 1993 a novela Sonho Meu. Era a avó dos personagens de Leonardo Vieira e Fábio Assunção. "Sonho Meu! Sonho Meu! Tudo pode acontecer.".
    Seu blog tá muito bom querido, realmente. Artigos como essa declaração do Gilberto deixam telemaníacos como eu babando. Te admiro muito!

    ResponderExcluir
  18. Poxa...taí! Corpo a Corpo é uma novela que eu adoraria que fosse reprisada!

    ResponderExcluir
  19. Opa! testando o comentário, 1,2,3 testando... Funcionou! =)

    ResponderExcluir
  20. Esse é um ótimo blog, mas eu não gostaria que reptisse Roque Santeiro e sim Barriga de Aluguel ou Louco Amor!

    ResponderExcluir
  21. Eu vou seguir Roque Santeiro também. Todas essas novelas me lembram da minha infância ( meu pai não me deixava ver Tiêta....quem sabe reprisam agora ??? rsrsrs ).

    Que bom que vai ter o blog do Roque Santeiro, pois os horários que o canal VIVA reprisa - ninguém merece né ?

    bjos !

    LuRussa

    ResponderExcluir
  22. Bem, Vale Tudo pra min foi uma das melhores novelas que já vi, mas também adorei ver Rainha da Sucata, o Rei do Gado, Tropicaliente, A Próxima Vítima. Deveriam reprisar estas também, né?

    ResponderExcluir
  23. Eu amo de paixão está npvela não consigo dormir sem assisti-la todos os atores estão de parabéns

    ResponderExcluir
  24. Sou louca por está novela para mim é uma terapia assisti-la de segunda á sexta pena que não passa nos finais de semana porque com certeza eu assistiria por que é super emocionante a cada capitulo......

    ResponderExcluir
  25. Pesquisei como estão hoje alguns atores de Vale Tudo e vi que muitos infelizmente já se foram. Como por exemplo (nome dos personagens): Bartolomeu, Zezé, Gildo, Queiroz, Laudelino, Dona Pequenina, Ruth, o pretendente da Leila no início, acho que o nome era Fred e a Encol (rsrs). Agora outros atores sumiram como o que fez o Luciano, o Freitas, a Marina, a Marieta, o Renato, a namorada do Marco Aurélio no início, a Lais e a Cecilia, entre outros. Onde será que estão agora ?

    ResponderExcluir
  26. Leandro, faremos no final da novela uma postagem "in memorian" e também "Por Onde Anda?" Aguarde!

    ResponderExcluir
  27. Jean Cândido, ótima notícia quanto as postagens de "in memorian" e "Por onde anda ?" ao final da novela. Imagino que você está preparando grandes surpresas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  28. Jean, o que você acha da novela O Dono do Mundo? Acho que seria uma excelente reprise. Um abraço, Vanessa D.

    ResponderExcluir
  29. Estou conhecendo o blog hoje, e estou adorando, gostei muito dos nomes de novelas citados aqui para reprisa-los como Louco amor.Tieta,O dono do mundo,Barriga de aluguel, Gostaria tbm de rever as novelas Eu prometo, Torre de Babel e tbm uma q foi exibida na estinta rede Manchete q se chama Corpo Santo. Um abraço a todos!!!!

    NILDO RANGEL.

    ResponderExcluir
  30. Parabens pelo blog, e obrigado por reviver a ótima novela que foi Vale Tudo! Realmente, somente o Pantanal seria do mesmo nivel! Impressionante a empatia com os personagens do Gilberto Braga, eu adoraria conversar com o autor para saber em quem, de verdade, ele se inspirou, as vezes tentavamos identificar com pessoas influentes daquela epoca. A Odete deveria ser a CMV ou alguma outra dama do society cheia de preconceitos e elitista!

    ResponderExcluir
  31. acho que deveria repetir novelas mais antigas que se tornaria inédita para alguns. Como por exemplo dancyn days - baila comiga - louco amor - brilhante - pais herói e outras. que ainda não foram reprisada no vale a pena ver de novo . Roque Santeiro lemb ro aré de algusn de diálogos de tanta que ja foi reprisada . místério , como dizia dona milú -

    ResponderExcluir
  32. Parabens pelo Blog entro todos os dias, Textos maravilhosos que saiam nos jornais da epoca, os criticos realmente exerciam a sua criatividade, hj em dia nao sei se sao os temas e a falta de um elenco e uma historia como "vale Tudo" a gente nem ve mais nos jornais criticas tao bem construidas como a epoca de Vale Tudo. Com certeza Entre as 3 melhores novelas Brasileiras Vale Tudo ta lá.

    Deixo aqui minha seleçao pessoal

    1) Vale Tudo
    2) Escrava Isaura
    3) Xica da Silva
    4) Guerra dos Sexos
    5) Celebridade

    E pra voce Leitores e fans, nao me lembro das novelas mais antigas pq nasci no fim dos anos 70 escrava isaura vi nas reprises

    ResponderExcluir
  33. Antes de rever Roque Santeiro, minhas indicações seriam Rainha da Sucata e Tieta.

    ResponderExcluir
  34. Que loucura de palpite para o jogo de bicho,sepultura da Odete 1933,me deram o palpite e não aproveitei,pois que aqui em minas, no resultado da noite veio, no primeiro premio a milhar 1933,no dia que foi reprisado o capitulo ao meio dia e não joguei.EMERSON SANTOS MELO-CONTAGEM-MG

    ResponderExcluir
  35. que linda homenagem... valeu pelo post...

    ResponderExcluir
  36. Faltou o pai do Ivan que morreu também...

    ResponderExcluir
  37. Sennsacional! Valeu!

    ResponderExcluir
  38. Cade o meu Riccelli ??
    vc esqueceu !

    ResponderExcluir
  39. Jean
    Parabéns pelo blog! Achei a reprise de Vale Tudo fantástica. Só achei o final, como sempre, mal resolvido. Não entendi o fato de os outros personagens não terem comentado sobre o assassinato. Teria que ter uma cena, alguém surpreso...sei lá. E a atitude do Bartolomeu e da Eunice foi surpreendente, logo eles tãoc orretos. Será que o Marco Autréliod eu um "cala boca"? Enfim, é tudo novela. E Vale Tudo foi uma das melhores.

    ResponderExcluir
  40. Jean. No final da novela, digo que um dos capítulos interessantes dessa vivência foi o seu blog. Me sinto como nos anos 90, quando comecei a assistir novelas e comprava a revista Contigo! para saber tudo sobre as tramas, os bastidores, enfim. Meus parabéns!
    Grande abraço e sucesso em Roque Santeiro...heheh

    ResponderExcluir
  41. Ei pessoal!
    Valeu mesmo pelo carinho e pela amizade que firmamos virtualmente.
    Fico feliz que o blog tenha inspirado e deixado essa nossa experiência ainda mais rica.
    Obrigado!!!

    Lelena, o especial do Riccelli realmente não saiu. Com o final da novela, acabei me focando em outros aspectos. Vou tentar corrigir o erro. Só não sei como ainda.... Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Olá Jean !

    Também faltou o especial "Por onde Anda". Vi que foi magistralmente feita a "In Memorian".

    Quem sabe ainda dê tempo...

    Abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  43. Olá Leandro, não fizemos o Por Onde Anda porque a Revista Veja fez uma extensa matéria sobre isso. Achei que seria chover no molhado. De todo modo, tem a entrevista com a Rita Malot (Marieta) e com o João Bourbonnais (Walter).

    ResponderExcluir
  44. Olá Leandro, gostaria de assistir a partir do capitulo 190 em diante até o final da novela !Vale tudo" não consigo achar. Se vc puder me ajude, pois adoro esta novela e assisti na epoca e não me recordo do final todo. Ficarei grata. Abraços!

    ResponderExcluir