sexta-feira, 1 de julho de 2011

ALÉM DA NOVELA - OS BAILES DO MUNICIPAL


Consuelo (Rosane Goffman) finalmente teve seu segredo revelado pelo irmão Jarbas (Stephan Nercessian) já farto de seu falso moralismo. A recatada secretária, anos antes, foi ao último baile de carnaval do Theatro Municipal e aprontou todas. Tantas que saiu de casa vestida de pierrete e voltou com roupa de tirolês. Para todos não passa de uma piada, mesmo que para a pobre tia de André (Marcelo Novaes) seja uma verdadeira tragédia. 

Trata-se de uma grande piada porque todos sabem o que acontecia nos bailes do Municipal regados a bebida e lança perfume. 

Clovis Bornay
Os bailes de Carnaval do Rio de Janeiro eram bem famosos, mas os mais glamourosos, sem dúvida alguma eram os do Theatro Municipal que começaram a ocorrer em 1932, sendo esta data a oficial para os bailes da cidade. Constam alguns registros não oficiais que antes disso, em 1916, o restaurante Assyrio, no subsolo do teatro, recebeu seis bailes patrocinados por um empresário.

Mas eram os tradicionais bailes do Municipal que atraíam a atenção do mundo inteiro ao Rio de Janeiro. Aos convidados eram exigidas roupas de gala e ali aconteciam os famosos concursos de Fantasia, que tornaram Clovis Bornay, o mais ilustre participante.

Decoração do último baile
Todos sonhavam em participar do baile, mas apenas uma pequena parcela tinha possibilidade. A TV Tupi e TV Rio cobriam com divertidas reportagens e assim a alegria ia se espalhando pelo lugar. 

Os bailes eram divinos, mas o teatro já não tinha o mesmo vigor. Muito deteriorado pelo tempo, mau uso e fatla de restauros, em 1974 o Theatro Municipal foi tombado pelo patrimônio histórico e neste mesmo ano realizou-se ali o último baile de Carnaval. A última reforma geral do prédio acontecera 40 anos antes, em 1934.

Depois disso, o Theatro recebeu restauros durante a década de 80, entre 1988 e 1989 e em 1996. Em 2008, sob a administração de Carla Camurati fechou as portas para uma grande recuperação e reabriu em 2009 em comemoração aos seus 100 anos, tornando-se novamente motivo de orgulho para a população da capital carioca.

Para conhecer melhor a história e sobre o restauro do Theatro Municipal, acesse o site http://www.theatromunicipal.rj.gov.br

Um comentário:

  1. Quem quiser saber o que aconteceu de verdade no Baile - o que o Jean escreveu é verdade, mas aqui tem mais detalhes: http://amesqui-alien2.blogspot.com.br/2013/01/o-ultimo-baile-do-teatro-municipal.html

    ResponderExcluir