UM CORPO QUE CAI
Sempre antenado com o melhor do cinema mundial e frequentemente dando um jeitinho de relacionaar a ficção com a vida real, Eugênio (Sérgio Mamberti) no capítulo 129 de Vale Tudo compara Heleninha (Renata Sorrah) que fora visitar o túmulo de seu irmão morto com Madeleine, personagem de Kim Novak no filme "Um Corpo Que Cai".
O filme, considerado o maior suspense de todos os tempos, foi lançado em 1958 com direção de Alfred Hitchcock. Na história, o ex-policial Scottie, interpretado por James Stewart, sofre de acrofobia (medo de altura, daí o nome original do filme: Vertigo) é contratado por um amigo para seguir a esposa, pois acredita que ela está pensando em cometer suicídio.
Madeleine é atormentada por estranhas visões e acredita-se que ela está possuída pelo espírito de sua bisavó morta: Carlota Waldez. No filme, Madeleine vai visitar o túmulo de sua bisavó e é seguida por Scottie.
Em determinado momento, Scottie presencia o suicídio da mulher. Tempos depois, Scottie encontra Judy, também interpretada por Kim Novak e o mistério começa a ser desvendado. Na verdade, Judy foi contratada para se passar por Madeleine que foi jogada pelo marido do alto do edifício. A loira e o detetive acabam se apaixonando, mas ela morre por acidente, da mesma maneira que a verdadeira Madeleine.
Outro destaque para o filme é a trilha sonora de Bernard Hermann que contribui muito para o clima sombrio. Hitchcock criou uma estética que passou a ser largamente utilizada no cinema e chamada Vertigo Effect que se propõe a distorcer o cenário, aproximando o que está em primeiro plano e aumentando o que está em segundo plano para dar a sensação de vertigem do personagem.
Assista o trecho do filme comentado por Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário