sexta-feira, 15 de abril de 2011

ALÉM DA NOVELA - A VILÃ JÁ NÃO ASSUSTA

Personagem de Glória Pires agora é exemplo

Já foi tempo em que os mocinhos e as boas meninas das novelas é que faziam sucesso e serviam de exemplo para o público. Agora, as coisas mudaram. Tanto que a vilã das 8 horas, a Maria de Fátima de Vale Tudo, tem recebido inúmeras manifestações de simpatia. Glória Pires, a atriz que a interpreta, confessa-se surpresa com esta alteração de valores, que para ela é apenas uma projeção da desordem geral de conceitos que inunda o país.

De um modo geral, a reação do telespectador tem sido positiva e a maioria das pessoas gosta do fato de Maria de Fátima ser verdadeira e saber o que quer.

Muitos levam em conta a situação pela qual o país atravessa e até dão força para suas atitudes. E existem as meninas mais ousadas que, pela própria influência da televisão, resolveram assumir a postura da personagem não só física como socialmente.

- Não conheço ninguém como a Maria de Fátima, mas já soube de casos de garotas que cortaram o cabelo igual a ela e que estão até se comportando como a personagem. Acho isso uma inversão de valores, destaca Glória. Mas existem pessoas que acreditam que é assim que se consegue sobreviver. Particularmente, discordo. No entanto, a maioria concorda e torce por ela.


A atriz não considera esta 1ª vilã de sua carreira uma personagem totalmente má. Quando fala da mãe, por exemplo, ela é sincera, porque esse amor que sente pela Raquel é verdadeiro. O problema, no entanto, é sua ambição.

- Os conflitos começam por causa do padrão de bem-viver da Fátima, que é diferente. Mas o publico gosta do modo como o Gilberto (Braga), a Leonor (Basséres) e o Aguinaldo (Silva) conseguiram dar vida e humanidade a ela, comenta.

SURGE O MEDO

Mas o cerco começa a fechar para Maria de Fátima e o medo, que sempre esteve ausente nesta personagem prepotente e audaciosa, começa a aparecer em sua vida. Afonso, o marida traído, toma atitudes pouco carinhosas com a doce Fátima, que já vê em Solange uma ameaça ao seu investimento, ou melhor casamento, com o herdeiro da família Roitman.

Ao mesmo tempo, Marco Aurélio vira o jogo e, em vez de ser chantageado por ela e César, obtém provas do romance dos dois para tê-los sob controle.

Quanto ao destino da endiabrada Maria de Fátima, Glória Pires acha que pode até acontecer o famoso final feliz dentro da concepção de felicidade da personagem. No entanto, não descarta a possibilidade da Fátima acabar mesmo na pior.

- Novela é uma loteria e não dá pra gente saber o que vai acontecer. Nunca desejo nada para os meus personagens, adianta. O que desejo é compreendê-los e poder interpretá-los à altura. O começo e o desfecho não têm a menor importância.

Entre as muitas armadilhas feitas por Fátima para pegar quem atravessasse seu caminho, o que tem valido a pena para a atriz é poder mostrar todo seu potencial como profissional.

- Esse trabalho é um dos mais importantes da minha carreira - fala Glória - porque é diferente. É a primeira vilã que interpreto. Tinha feito a Mariza, em Dancing Days', também do Gilberto, mas ela era mais vitima da que vilã, porque não reagia. A Fátima não deixa de ser uma vitima, só que é ativa e reage.

UM CAMINHO BEM NATURAL

Aos 24 anos de idade e 16 de carreira, Glória Pires começou em televisão num Especial, depois participou da primeira versão de Selva de Pedra, em 72. Hoje, é uma das atrizes do primeiro time da TV brasileira e acha que interpretar sempre foi o seu caminho.

Glória em "Selva de Pedra"
Desde pequena, recebeu influência do pai, o ator Antônio Carlos Pires, a quem sempre acompanhou nos bastidores da TV. Conta que presenciava a carpintaria da criação dos personagens e foi apaixonando-se pelo trabalho.
- Nunca me lembro de um dia ter falada "quero ser atriz". Simplesmente aconteceu, recorda.

Como tudo em sua vida aconteceu muito cedo por causa do trabalho, Glorinha sempre recebeu superproteção dos pais. Mas ela entende essa preocupação deles, "porque tive problemas de adulto muito cedo". Já com a filha CIéo (6 anos, de seu casamento com Fábio Júnior), o esquema é outro. Na base da conversa franca e aberta, a atriz cria a filha de maneira que ela seja o mais independente possível. E, novamente o trabalho de Gloria Pires é o responsável pelo modo de vida das pessoas que a cercam.

Glória e Orlando Moraes
Casada há 6 meses com o músico Orlando de Moraes Filho a atriz pretende dedicar-se apenas à família assim que as gravações de Vale Tudo chegarem ao fim. Quer viajar bastante e curtir o marido e a filha. Por isso, quem gosta de seu trabalho deve se deliciar ao máximo até janeiro com as manobras arriscados da maquiavélica Maria de Fátima, porque a atriz ficará um longo tempo afastada da TV.

Matéria publicada pelo jornal O Dia 
16/10/1988
Fonte: TV Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário