terça-feira, 12 de abril de 2011

ALÉM DA NOVELA - A DOUTORA DE VALE TUDO

Não é raro um artista ser considerado bem sucedido se está sempre dando as caras na televisão. Parece que estar na TV é a forma mais aceitável de confirmar alguém como ator ou cantor.

A atriz Nara Abreu faz parte de um enorme rol de artistas que contrariaram esta regra. Na década de 80, ainda casada com o ator José de Abreu, a atriz gaúcha participou de três grandes sucessos: O Tempo e o Vento (de Doc Comparato - 1984), Tititi (de Cassiano Gabus Mendes - 1985) e Vale Tudo (de Gilberto Braga - 1988) e também de As Três Marias (de Wilson Rocha - 1980). Seu último trabalho em TV foi a empregada Dayse, responsável por uma grande virada na novela - é ela quem revela a Raquel (Regina Duarte) um terrível segredo que pode destruir Odete Roitman (Beatriz Segall).

Mesmo antes de sua aparição na TV, a atriz já tinha formação em História e Direção Teatral, ambos pela UFRGS, e em 1986 concluiu seu mestrado em Artes pela USP onde pesquisou a expressão corporal do ator. 

A atriz separou-se de José de Abreu e deixou para trás também o sobrenome de casada. hoje a conhecemos por Nara Keiserman. E falar este nome nas escolas de teatro do Rio de Janeiro sempre gera muita conversa. Professora muito respeitada da cadeira de Expressão Corporal da UniRio, onde faz parte do Colegiado e já chegou a ser diretora do Departamento de Interpretação, Nara é doutora desde 2000 e agora se prepara para concluir seu pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Dizer que não é bem sucedida prova, no mínimo, ignorância. 

Saber tanto a respeito desta profissional não faz parte apenas de uma pesquisa em seu Curriculum Lattes, é também por experiência própria. Entrei em 2008 para a graduação de Artes Cênicas da UniRio e pude desfrutar durante dois semestres das aulas de Nara Keiserman. 

Além de sua formação, a doutora em Teatro possui um vasto material publicado de artigos, trabalhos e capítulos de livros. Aos alunos resta a boa pedida de ver Nara em cena na novela Vale Tudo e torcer para que sua personagem ajude a destruir a vilã mais famosa da televisão brasileira.


Por Jean Cândido
jeancandido@hotmail.com

6 comentários:

  1. Fui aluno da Nara no mestrado da UniRio...uma pessoa simplesmente fantástica!!!!!! Parabéns pela matéria Jean...e pelo blog todo, claro!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafael! Obrigado e que bom ter sido aluno da Nara!

    ResponderExcluir
  3. Fui aluno da Nara na Cal por 02 semestres, amo e sem mais!

    ResponderExcluir
  4. Fui aluna da Nara ainda em 1977, aqui no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Pelotas. Parabéns pela matéria ... ela realmente é uma GRANDE ATRIZ.

    ResponderExcluir
  5. Essa novela marcou mesmo!
    Estava vendo alguns capitulos por esses dias...
    Grande atuação dos artistas: e o que PREOCUPA SERIA ISSO OCORRER NA VIDA REAL, tanta falcatrua/afim_que antes isso só existisse em produções.
    E descobri o blog ao procurar pela artista mencionada: pena não aparecer mais atuando.
    Ao vê-la em VALE TUDO sempre achei que a conhecesse de algum lugar (e buscando descobri quem era).
    Soube recentemente que ela era de PELOTAS (assim como o ex marido gostava do sul... bastava ver muitos dos personagens como GAUDÉRIO!).
    Resino no RS também (embora seja do RJ). Ouvia muito falar da tal CAL (inclusive fiz um rápido curso no RJ mesmo para OFICINA DE ATORES PARA COMERCIAIS & TEVE).
    E para vermos como celebridades que, após atuarem: ficam na memória do povo e jamais são esquecidas.

    Rodrigo batelous@gmail.com

    * No ultimo capitulo de VALE TUDO, quando muito(as) são detidos no último capitulo: a personagem dela (a empregada DAYSE) seria uma delas? Caso tenha sido... quanta injustiça!

    ResponderExcluir