sábado, 30 de abril de 2011

MULHERES PODEM TUDO


Hoje, o editor do blog Prefiro Melão se referiu a Vale Tudo como a novela das sete mulheres. Num post brilhante, Vítor citou a força que carrega a novela nas costas (ou carregou por oito meses em 1988): Regina Duarte com a heroína Raquel Acioly, Glória Pires como a aprendiz de vilã Maria de Fátima, Lídia Brondi como a moderna Solange, Nathália Timberg como a justa Celina Junqueira, Cássia Kiss como Leila e, claro, Beatriz Segall como a vilã mais famosa da teledramaturgia brasileira: Odete Roitman.

Nossa enquete desta semana revelou algo que pode nem ser muita surpresa para muitos, mas confirma o que pensamos: elas podem tudo. E Vale Tudo vem mostrando que podem mesmo. Vítor só esqueceu de (ou simplesmente não quis) citar Aldeíde Candeias, vivida por Lília Cabral.

Todas as mulheres da novela foram em busca de seus sonhos e desejos com todas as suas forças. Muitos criticaram e fizeram piada do gosto duvidoso de Odete com filmes pornôs nacionais, decadentes como ela costuma dizer. Então, para tirar a dúvida resolvemos perguntar a opinião dos leitores com relação aos filmes da vilã.

72% dos leitores que Odete é uma mulher como outra qualquer e tem direito de fazer o que bem entender e de gostar dos filmes. 25% dos leitores são mais conservadores e consideram Odete uma pervertida. Apenas 2% dos leitores consideram Odete uma pervertida.

E você? O que acha sobre isso? Comente este post e dê sua opinião.

Vítor Oliveira escreveu em seu blog o post Vale Tudo: A novela das sete mulheres. Leia o post do blogueiro, clicando aqui.

Por falar em fazer o que quiser e levar vantagem em tudo, leia em Além da Novela, matéria sobre a "Lei de Gerson".


Nesta segunda, às 23:45, o editor do blog baterá um papo com os internautas pela twitcam. Basta seguir @jeancandido e ficar por dentro. Participe!

Assista o Capítulo 150 exibido nesta sexta-feira

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ODETE PREPARA ARMADILHA CONTRA IVAN


Helena (Renata Sorrah) chegou ao fundo do poço e Odete (Beatriz Segall) não vai aliviar para o lado daqueles que ela considera responsáveis pelas crises da filha: Raquel (Regina Duarte) e Ivan (Antônio Fagundes).

Sua tentativa para destruir a mãe de Fátima (Glória Pires) foi em vão, parece que o santo da cozinheira é forte e nada a atinge. Mas com Ivan a situação pode ser um pouco diferente.

Precisando de liberação para uns equipamentos que importou, importantes para a TCA, Ivan acaba caindo numa armadilha preparada pela presidente do Grupo Almeida Roitman.

Odete sugere que Ivan suborne o responsável pela liberação dos equipamentos. Além de enviar um litro de uísque em seu nome, o executivo marca um almoço. Neste encontro, o homem pede discretamente um carro para resolver os problemas. O que Ivan não sabe é que Odete contratou um homem para gravar toda a conversa e consegue o cartão enviado com o uísque.

O que Odete vai fazer com essas provas? Não perca em Vale Tudo essas cenas que vão ao ar nesta sexta-feira.


Corrupção, trapaças, traição. Em Vale Tudo todo mundo quer levar vantagem em tudo. Na década de 80, este comportamento ficou conhecido como Lei de Gerson. Tudo porque o jogador de futebol Gerson fez um comercial de cigarros onde dizia gostar de levar vantagem em tudo. Leia matéria sobre o assunto publicado em 1988 e assista o vídeo do comercial em Além da Novela.


Continue votando na enquete!


O editor dos blogs Vale Tudo e VAMP baterá papo com os internautas pela twitcam na próxima segunda-feira, às 23:45. Para participar, acesse o twitter @jeancandido


Assista o Capítulo 149, exibido nesta quinta-feira

ALÉM DA NOVELA - COM ODETE, A ARTE DA MALDADE


Enquanto Odete Roitman vive arquitetando maldades, Beatriz Segall, que faz a maior vilã de sua carreira sem perder o bom humor, só tem planos sadios, como montar uma nova peça de teatro e ser dirigida pelo filho cineasta, Sérgio Toledo. Agora, porém, ainda é tempo de dedicação total a "Vale tudo" e à maquiavélica e poderosa empresária, que, ao ser apresentada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, os autores da novela das oito, pareceu, para a atriz, ser mais fácil de interpretar e foi definida como uma nova Chica Newman, personagem de Fernanda Montenegro em "Brilhante", também de Gilberto.
Se em 1982 Chica Newman foi cruel, sua representante nos dias atuais vai muito mais longe, superando em mil pontos a vilã anterior interpretada por Beatriz Segall no começo dos anos 80, a aristocrática Lourdes Mesquita de "Água viva" — outra criação de Gilberto Braga —, segundo a atriz:

— A Lourdes era uma boba, ligada em valores falsos, que vivia de pequenas maldades.

Beatriz, inclusive, não imaginava que seria tão atingida pela personagem mas, a exemplo de Marília Pera em relação à Juliana de "O primo Basílio", vem sentindo o quanto é difícil encarnar Odete:

É mais difícil do que eu pensava no começo, ainda mais que eu sempre tive a sensação de que as personagens que eu vivi nunca me atingiram. Há uns dois meses, porém, li uma entrevista em que a Marília se dizia assustada com a Juliana a ponto de chorar depois de praticar suas perversidades na minissérie. Para mim, foi uma revelação, porque eu também carrego esse sentimento, só que nunca tinha confessado ou admitido isso. Mas ao mesmo tempo em que não é fácil conviver com a Odete, porque ela tem idéias que eu abomino, estou adorando vivê-la.

Recentemente, a personagem ausentou-se da novela para mais uma de suas viagens à França, onde diz que se sente em casa, voltando após duas semanas — tempo em que Beatriz tratou de fazer pequenas viagens a São Paulo e Campos do Jordão. Fôlego refeito, Odete surgiu mais disposta do que nunca a praticar maldades, a começar pelo plano de derrubar Raquel (Regina Duarte) usando o namoradinho Válter que infiltrou na Paladar. Aliás o desfecho desse episódio, quando Odete consegue dar fuga a Válter livrando-se assim da cadeia, já foi gravado para o capítulo 135: um violento tapa de Raquel no rosto da vilã, que, aliás, logo substituirá Válter por César (Carlos Alberto Riccelli). O tapa, no entanto, é uma punição mínima para Odete, na opinião de muita gente. Entre os boatos que circulam sobre a personagem, há o de que ela não chegará viva até o fim da novela. Beatriz não se surpreende com isto nem questiona essa morte:

Afinal, tudo é permitido aos autores. Mas, se eu pudesse optar, daria para Odete um final sem tragédias e punições. No país dos crimes de colarinho branco, punir uma pessoa como ela seria uma mentira.

Outro ponto importante para a atriz é convencer o público de que é diferente de Odete:

Não sei porque teimam em me querer mostrar semelhante a ela, nas entrevistas que dou. Mas não adianta. Odete e eu somos incompatíveis.

Se a personagem é contra posseiros, a atriz quer a reforma agrária. E enquanto Odete mal suporta as pessoas em geral, sua intérprete é bem-humorada e adora estar cercada pelos amigos, no seu apartamento no Rio ou em sua casa em São Paulo. Nas duas cidades, Beatriz, surpreendentemente, é muito mais admirada do que execrada pelo público:

Muitas vezes encontro gente que concorda com as coisas que Odete diz, que acha que violência deve ser revidada com violência, que concorda quando ela fala mal do Brasil. Isto porque ela satisfaz uma ânsia de gritar do brasileiro — só que de um jeito que eu, Beatriz Segall, detesto — e porque a personagem é verdadeira e bem criada pelos autores.

Quando Gilberto Braga definiu Odete como uma chata para Beatriz, pedindo desculpas porque.a faria assim, ela replicou: "Acho que eu nasci para me ocupar das chatas. Mas tudo bem, porque sempre me deram ~atas muito gostosas de interpretar". Com isto ela se referia às personagens pobres ou rica, mas quase sempre boazinhas, que vem colecionando ao longo de sua carreira na TV. No teatro, ela se prepara para voltar à cena num monólogo, como em "Emily", fazendo o papel de Lillian Hellman. Estar só no palco é um desafio, mas também um prazer:

Coisas fáceis não são para mim. Nos últimos anos sou eu quem escolho o que interpretar, como esse novo texto, que é fantástico, bonito e vai me dar a oportunidade de fazer um bom trabalho.

Fazer televisão e teatro ao mesmo tempo, segundo Beatriz, é de enlouquecer:

O desgaste é enorme, as personagens vivem se interligando e o ator ainda precisa de tempo para ser ele mesmo, para assumir a sua vida real.

Mas é raro ela se dividir assim. Quando queria ser apenas dona de casa e mãe de família, ela não titubeou e deixou o trabalho de lado. Agora, porém, com a carreira retomada há 24 anos, ela diz que só a abandona outra vez quando morrer:

Tenho a maior admiração pela Katherine Hepburn, que aos 80 anos continua trabalhando, linda e maravilhosa. Se eu conseguir o que ela consegue, vou ser feliz demais.

Afinal, com os filhos criados, não e mais preciso renunciar ao trabalho:

Mas ainda assim continuo a ser uma mãezona, embora não me meta na vida deles como faz uma Odete Roitman.

Um sonho, no entanto, ela não esconde: ser dirigida por Sérgio Toledo, que com seu primeiro longa-metragem, "Vera", já alcançou o sucesso. Seus dois outros filhos, Paulo e Mário, são arquitetos, sendo que o segundo mora em Londres, mas não por imposição da mãe, que até diz que não moraria no exterior porque, ao contrário de Odete, se sente 100% brasileira:

Não adianta, eu sou o contrário do que ela é. Em comum com a Odete talvez tenha apenas o fato de ser uma pessoa forte.

QUE FIM DEVE TER A MAIOR VILÃ DE 'VALE TUDO'? COM A PALAVRA, OS ATORES

As vilãs já foram bem mais maltratadas do que Odete Roitman é hoje. Que o diga Beatriz Segall. Uma das mais antigas histórias é contada pela octogenária Henriqueta Brieba, que, na década de 50, só porque interpretava uma mulher ma, recebeu de um ouvinte da Rádio Nacional o presente mais insólito de sua carreira: uma corda para se enforcar. Ela conta:

Com a Marta, da radionovela "A gloriosa mentira", eu fazia misérias. Por isto recebi a forca, junto com uma carta cheia de ofensas, que havia ainda um aviso: caso eu não me enforcasse, o remetente me emprestaria um revólver 45. Mas eu compreendi sua raiva. Tanto que guardo a corda até hoje, como um belo troféu.

De lá para cá, o quadro vem mudando, gradativamente. Fernanda Montenegro assombrou os espectadores com as maldades de Chica Newman nos início dos anos 80, em "Brilhante", mas continuou querida e até mereceu um belo romance no final da novela. Até porque, como diz Tereza Rachel, outra que já viveu grandes vilãs, a maior delas em "Louco amor", há cinco anos, "o público não quer mais bater nos interpretes porque já sabe separar ator e personagem; o que ele faz é cumprimentar pelo belo desempenho". Com Beatriz Segall não tem sido assim? Até o cabeleireiro da atriz tem tido trabalho dobrado com as mulheres que chegam ao seu salão querendo "aquela mesma mecha loura que a Odete usa". Simpatias à parte, ainda há os que têm reações extravagantes e Ivan Cândido é testemunha. Quando fez o papel de um matador profissional em "Roda de fogo", o ator recebeu o telefonema de um fã, que lhe ofereceu dinheiro para matar de verdade Mário Liberato. Sua resposta: "Não posso. O Cecil Thiré é meu amigo."

O destino de um vilão é sempre uma incógnita, às vezes até para os próprios autores. Enquanto continuam os boatos sobre o final de Odete em "Vale tudo", personagens que sofrem com a vilã — e os atores que os interpretam — têm opiniões diversas. Vamos a elas:

- Regina Duarte, a Raquel — "Ela deve ser punida, claro. A Raquel bem que tenta levá-la para a cadeia, em vão, mas isto deveria acontecer no final. Eu própria concordo com essa justiça."

- Glória Pires, a Fátima — "O que a minha personagem quer é que a Odete se dê bem. Assim, seu final poderia ser bela e feliz em Paris, por que não? Mas, na minha opinião, o castigo de Odete deve ser a prisão, para pagar seus inúmeros crimes, já que, nesse episódio da maionese estragada, ela quase se torna uma assassina."

- Cássio Gabus Mendes, o Afonso — " Mãe é mãe e, assim, Afonso não pode querer ver Odete morta. Mas, embora sofra, há de aceitar vê-la punida pelos seus crimes. Eu próprio acho que Odete deve levar dois grandes tombos, um profissional e outro pessoal. Só não sei como isso deve ser feito, fica a critério dos autores."

- Reginaldo Faria, o Marco Aurélio — "Meu personagem é tão aproveitador, tão excuso quanto ela, por isso não há de querer que Odete se dê mal. Marco Aurélio quer é tê-la sempre como uma aliada. Pessoalmente, porém, prefiro não julgá-la."

- Cláudio Corrêa e Castro, o Bartolomeu — "Nos capítulos em gravação ele se torna mais uma vítima de Odete. Isto porque Bartolomeu é muito bom, não compreende a maldade, tem uma dificuldade mental para isso. Já como jornalista e homem vivido, ele acha Odete um charme, alguém que o atrai muito até porque dá boas reportagens. Bartolomeu fareja nela a pessoa carismática, de grande energia. Imagina essa energia ligada ao progresso do País? Pois para ele e para mim, e para a novela terminar com o mesmo realismo que vem mostrando, a Odete não deve receber punição nenhuma — como na vida real. A não ser que a trama dê uma grande virada, apresentando novos fatos que justifiquem alguma outra solução."

Matéria publicada em 16/10/1988
Jornal O Globo
Por Maria Bernardes


fonte: TV Pesquisa - PUC RJ

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FÁTIMA ROUBA PULSEIRA DE CELINA


Fátima (Glória Pires) está chegando ao fundo do poço para disfarçar suas mentiras. Pressionada por Afonso (Cássio Gabus Mendes) para devolver o dinheiro dos cheques descontados e que a filha de Raquel (Regina Duarte) afirma que foram dados ao arquiteto.

Sem nenhuma fonte para conseguir este dinheiro e aproveitando a confusão na casa de Celina (Nathália Timberg) com a tentativa de suicídio de Heleninha (Renata Sorrah), Fátima vai encontrar a pulseira que caiu no chão do quarto da artista plástica e a rouba.

Celina sente falta da pulseira e acusa sua empregada e Marina pode ser presa por culpa de Fátima.

Não perca as emoções de Vale Tudo nas cenas que vão ao ar nesta quinta-feira.

A enquete está bombando e muita gente está dando sua opinião sobre o gosto duvidoso de Odete com filmes pornôs nacionais. Vote você também!

Aproveite e leia em Além da Novela, entrevista com Beatriz Segall em 1988.

O editor do blog, Jean Cândido, participará de uma conversa pela twitcam na próxima segunda-feira, 2/05, às 23:45. Participe. Acesse pelo twitter @jeancandido






Assista o capítulo 148, exibido nesta quarta-feira

quarta-feira, 27 de abril de 2011

HELENA DESCOBRE TRAIÇÃO DE IVAN E TENTA SE MATAR


Ivan (Antônio Fagundes) se casou com Helena (Renata Sorrah) pelos motivos errados. Ao ser acusado pela namorada Raquel (Regina Duarte) de ter roubado os 800 mil dólares, numa armação orquestrada por Maria de Fátima (Glória Pires), se deixou levar pelo carinho sentido pela filha de Odete (Beatriz Segall). 

Mas este casamento estava fadado ao fracasso desde o início porque o executivo ainda amava sua, agora, ex-namorada. Raquel ainda era só uma dona de restaurante num clube. O tempo passou e eles se reencontraram um ano depois na ocasião de assinatura do contrato de catering da Paladar com a TCA. O antigo amor reacendeu e com ainda mais força.

Mesmo sem ter certeza de nada, Helena sentiu o cheiro de traição e voltou a ter crises de alcoolismo. Mas dessa vez, ela vai querer confirmar suas desconfianças. Segue seu marido e vê quando ele entra no motel. A sobrinha de Celina (Nathália Timberg) vive ali um dos piores momentos de sua vida ao conferir o carro ao lado e notar a logomarca da Paladar.

Helena volta pra casa e tempos depois, Ivan já está em casa quando ouve um grito desesperado de Celina. A sobrinha está desmaiada, um vidro de remédio vazio em sua mão. Resta a dúvida de todos: Ela tá respirando? A Helena tá viva?

Não perca as emoções de Vale Tudo! Essas cenas vão ao ar nesta quarta-feira.



Há quem diga que a atriz se confunde com a personagem, mas uma entrevista com Beatriz Segall em 1988 mostra que a realidade é bem diferente da ficção. Saiba mais sobre isso em Além da Novela.


E por falar em Odete, vote na enquete e dê sua opinião sobre o gostinho duvidoso da vilã com os filmes pornôs.


Vale Tudo está entrando em sua reta final e já tem substituta. Criamos o twitter para o blog de Roque Santeiro, que será em breve lançado. Siga @rsanteiroviva

Assista o Capítulo 147 exibido nesta terça-feira

ALÉM DA NOVELA - SADE

A primeira vez que ouvimos Sade com destaque em uma trilha de novela foi em A Gata Comeu de 1985. A músuca nem fazia parte da trilha original, mas um problema com os direitos da faixa Crazy for You (Madonna) fez com que uma segunda tiragem do LP fosse distribuída com a faixa Smooth Operator. É um pouco confuso, mas Sade é, na verdade, o nome da banda britânica que traz como vocalista a nigeriana Helen Folasade Adu - Sade Adu.

A cantora nasceu em Ibadan, Nigéria, no ano de 1959. Mesmo nascida na colônia francesa, Sade foi criada no Reino Unido. Dentro de uma banda de funk chamada Pride começou a se descobrir compositora e nessa época criou o êxito Smooth Operator. 

A banda alcançou grande sucesso desde o seu primeiro álbum Diamond Life. De 1984, com o álbum de estreia até o atual momento, a banda lançou apenas cinco inéditos. 

Em Vale Tudo, a personagem que ganhou uma canção de Sade foi a vilã Maria de Fátima (Glória Pires). A canção Paradise é do álbum Stronger Than Pride de 1988. Muitos podem considerar a música romântica demais para alguém tão sem coração como a filha de Raquel, mas a verdade é que ao ouvir o toque meio sexy da canção, não há como deixar de relacionar com a moça.

Enquanto a máscara não cai, Fátima ainda vai rebolar muito ao som de Paradise, faixa do LP internacional que você pode ouvir aqui no blog em Trilha Sonora

terça-feira, 26 de abril de 2011

AFONSO PRESSIONA FÁTIMA SOBRE CHEQUES


Desde que conheceu César (Carlos Alberto Riccelli) que Fátima (Glória Pires) o sustenta. Se antes era com o dinheiro que roubou de sua mãe, desde que se casou é o dinheiro do marido que ajuda em seu "investimento". Mas a senhora Almeida Roitman pode estar com seus dias de liberdade financeira contados.

Desconfiado da alta quantia em dinheiro que Fátima tem emitido em cheques, Afonso (Cássio Gabus Mendes) avisa que vai começar a controlar essas emissões. Primeiro, a filha de Raquel (Regina Duarte) fala que gastou com cabeleireiro, depois diz que mentiu e na verdade o dinheiro foi para o arquiteto que está reformando seu apartamento. 

Afonso engole de primeira, mas então verifica que todos os cheques emitidos por sua esposa estão com anotações falsas. Bolsas, sapatos, cabeleireiro... Fátima tenta argumentar. Tudo foi para o arquiteto. Afonso decide acabar com a folia e exige os cheques de volta. 

Novamente ela se vê num labirinto para sustentar suas mentiras. Será que vai conseguir desta vez? Não perca as emoções de Vale Tudo. Essas cenas vão ao ar nesta terça-feira.

Já conhece a música internacional que embala Maria de Fátima? Saiba um pouco mais sobre a banda Sade que canta Paradise em Além da Novela.

Vote na enquete que está no ar. Esta semana o assunto é espinhoso.


Assista o Capítulo 146 exibido nesta segunda-feira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ODETE EXIGE NOVAMENTE QUE SOLANGE SAIA DA TOMORROW


Fátima (Glória Pires) descobriu que Solange (Lídia Brondi) está grávida e tem certeza que o filho é de Afonso (Cássio Gabus Mendes). A moça não vê outra solução a não ser pedir a ajuda de sua sogra.

Odete (Beatriz Segall) não pensa duas vezes antes de tirar satisfação com o filho, mas este nega tudo. A presidente da TCA sabe que o filho pode estar mentindo e só encontra uma forma de resolver o problema: cortá-lo pela raiz. Para isso, ela lança mão de uma alternativa que já tinha tentado antes.

Como forte anunciante da revista Tomorrow, Odete exige a Renato (Adriano Reys) que demita Solange. 

Será que Renato vai fazer o que Odete quer? Não perca as emoções de Vale Tudo nas cenas que vão ao ar nesta segunda-feira. 



A música internacional que dá clima às armações de Fátima é Paradise da cantora nigeriana Sade Adu. Ouça a canção em Trilha Sonora e também saiba mais sobre a banda SADE em Além da Novela.

Virou assunto. Odete adora um filme pornô. O que você acha disso? Vote na enquete.

domingo, 24 de abril de 2011

ALÉM DA NOVELA - DESPREZO TOTAL PELO PRÓXIMO


Acho que realmente eu criei, sem que isso fosse voluntário, uma tradição de vilãs de novela. sempre magistralmente interpretadas por nossas grandes atrizes. No final de 'Dancin'Days", Yolanda (Joana Fomm) mostrou se incorrigível. Em "Água viva" Lourdes (Segall) também não aprendeu lição alguma, terminou a mesma peste que era no início. Em "Brilhante", sim. Chica (Fernanda Montenegro) recuperou-sé por causa do amor e terminou a novela redimida, ao lado do seu bom motorista Carlos (Cláudio Marzo). Em "Louco amor", Renata (Tereza Rachel) acabou pobre mas folgada como sempre. Em "Corpo a corpo", Lúcia (novamente Joana Fomm) morreu queimada, pagando seus pecados porque, afinal de cortas, era a novela do diabo. 

Em "Vale tudo", Aguinaldo, Leonor e eu ainda não resolvemos o que fazer com Odete Roitman. Leonor me falou outro dia: Se for para morrer, tem que ser de morte lenta sofrendo muito. Morrer para ela, ia ser muito pouco. Eu já disse, pela boca da Raquel, que queria ver a Odete "chicoteada em praça pública". Enfim, ainda falta muito para o final, estamos escrevendo por volta do capítulo 150 e a novela vai ter 203. A Odete é uma maneira ótima de fazer catarse, soltamos os nossos demônios e nos deliciamos com o charme e o talento da Beatriz. Por mim, o fim da Odete tem que ser muito triste. Afinal de contas, desde que ela surgiu, eu nunca vi exemplo tão vivo de fascismo. A personagem tem um total desprezo pelo próximo talvez o único pecado humano que eu não me sinto capaz de perdoar. 

Gilberto Braga 
ao jornal O Globo 
16/10/1988

Fonte: TV Pesquisa - PUC RJ

sábado, 23 de abril de 2011

O PÚBLICO PERDOA, MAS TUDO TEM LIMITE

Na semana passada, Raquel (Regina Duarte) e Ivan (Antônio Fagundes) encontraram-se novamente na Pousada Amendoeira, da amiga Laís (Cristina Prochaska). Mas desta vez, a moça não gostou da situação e resolveu colocar um ponto final, ou pelo menos uma vírgula.

Vendo-se numa situação delicada por também ser amiga de Heleninha (Renata Sorrah), Laís pediu aos amantes que não se encontrassem mais ali, não enquanto Ivan for casado com a sobrinha de Celina (Nathália Timberg).

Perguntamos aos leitores o que acharam da atitude de Laís. 93% dos leitores concordaram com a atitude dela por também ser amiga de Helena. 5% acredita que ela foi moralista e 1% acha que Laís foi movida pelo medo.

E vc? Concorda com o resultado? Aproveite para comentar o resultado da enquete.

Semana que vem temos uma nova enquete no ar. Continue acompanhando o blog Vale Tudo!

Assista o capítulo 145 exibido nesta sexta-feira


sexta-feira, 22 de abril de 2011

ODETE TENTA BOICOTAR NOVO CONTRATO DA PALADAR


Odete (Beatriz Segall) quase destruiu a empresa de Raquel (Regina Duarte), mas ela conseguiu descobrir toda a armação sobre a maionese envenenada a tempo de salvar vidas e sua reputação. Mas mesmo assim, a dona do Grupo Almeida Roitman cancelou o contrato de catering da Paladar, que pode ser a queda da empresa.

Mas Ivan (Antônio Fagundes) vai conseguir salvar sua amada. Com a informação de que uma outra empresa, a KLT, está com problemas no catering, o marido de Helena (Renata Sorrah) vai indicar a Paladar para um amigo que trabalha na companhia.

Como é muito competente e se especializou no assunto, Raquel consegue fechar seu contrato. Odete descobre e rapidamente se encontra com o presidente da KLT e afirma que ele se arrependerá amargamente se fechar tal contrato com a Paladar. 

Será que Odete conseguirá boicotar o contrato de Raquel? Não perca as cenas que vão ao ar nesta sexta-feira.

Continue votando na enquete que vai decidir o post deste sábado.

A música internacional que dá clima às armações de Fátima é Paradise da cantora nigeriana Sade Adu. Ouça a canção em Trilha Sonora e também saiba mais sobre a banda SADE em Além da Novela.

Assista o Capítulo 144, exibido nesta quinta-feira

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FÁTIMA DESCOBRE QUE SOLANGE ESTÁ GRÁVIDA DE AFONSO


Fátima (Glória Pires) está sentindo cheiro de algo estranho no ar. Desde que descobriu que Afonso (Cássio Gabus Mendes) ficou com Solange (Lídia Brondi) depois da fatídica festa em que ele bebeu, as coisas andam degringolando.

Depois de uma nova discussão com o marido e de não encontrá-lo em lugar algum, o primeiro lugar que a nora de Odete (Beatriz Segall) pensa em procurá-lo é no apartamento de sua rival. A jornalista é bastante sarcástica com ela e ainda completou que se quisesse roubar o Afonso, ela poderia fazê-lo.

Mas as desconfianças de Fátima podem se transformar em pânico ao saber por Leila (Cássia Kiss) que Solange está grávida. As coisas pioram ainda mais quando a filha de Raquel (Regina Duarte) fica sabendo que apenas uma pista pode identificar o pai secreto do bebê: os cigarros Blue. 

Fátima sabe que poucas pessoas conhecem aquela marca importada, com baixo teor de nicotina. Ela só conhece uma pessoa que usa esse cigarro: Afonso. 

Será que ela vai deixar isso barato? Não perca essas cenas a partir desta quinta-feira.


Gilberto Braga ainda não sabia o que fazer com Odete Roitman no Capítulo 150 de Vale Tudo. Leia carta escrita pelo autor da novela ao jornal O Globo em Outubro de 1988 na seção Além da Novela

Continue votando em nossa enquete.

Você acompanha Vale Tudo? É a primeira, segunda, terceira vez? Então envie um vídeo para o blog falando sobre porque a novela vai deixar saudades. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos e enviado para valetudonoviva@hotmail.com


Assista o Capítulo 143 exibido nesta quarta-feira

ALÉM DA NOVELA - VALE TUDO PELA RISADA

Desde tempos imemoriais que a televisão faz piada de si mesma. Na década de 80, o TV Pirata era mestre na arte de tirar sarro das produções, com paródias famosas feito Fogo no Rabo (da novela Roda de Fogo) e Dieta (da novela Tieta). Depois veio o Casseta & Planeta, mas com o advento da internet, o lance mesmo é fazer muita piada sem medo de receber reprimenda da direção.

Vale Tudo há muito tempo "sofre" com os sarros (até pode parecer, mas não foi D. Pequenina quem escreveu este texto). No You Tube, há algum tempo, Heleninha se tornou hit das redublagens, como nos famosos vídeos das Bibas from Vizcaya. Alguns podem considerar grosseiros, mas não se pode negar, que as "bibas" fazem a festa de muita gente com seu "Vale Tudo Fia"

Quem nunca tinha visto a novela antes, até comemorou a cena fortíssima da briga entre Odete e Heleninha. Ao ver a cena verdadeira, ficamos todos com lágrimas nos olhos, mas na redublagem, rimos muito com Odete exigindo seu Cd de volta. 


A TV Pirata também fez a sua contribuição. Em 1992, com Denise Fraga e Marisa Orth no elenco, o programa resolve reabrir o caso do assassinato de Odete Roitman (atenção! tem spoilling no vídeo)

São inúmeros exemplos de vídeos. O último que fez a alegria da galera foi a abertura literal da novela, com uma cantora imitando perfeitamente o timbre de Gal Costa, a música de Cazuza não termina com o famoso BRASIL!, mas como BALÕES!

Abaixo, assista alguns desses vídeos, começando pela abertura, obviamente.







A cena original da briga entre Odete e Heleninha



por Jean Cândido
jeancandido@hotmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AFONSO E FÁTIMA DISCUTEM E ELA VAI PROCURÁ-LO NA CASA DE SOLANGE



Fátima (Glória Pires) está se sentindo cada vez mais acuada e suas discussões com Afonso (Cássio Gabus Mendes) estão constantes. Dessa vez, o motivo da briga será Heleninha (Renata Sorrah) que mais uma vez insegura por causa de Ivan (Antônio Fagundes) está prestes a ter uma nova crise.

Todos naquela casa acabam vivendo em função da doença da filha de Odete (Beatriz Segall), mas Fátima tem coisa melhor pra fazer. Ao descobrir que a esposa deixou a irmã na pior em casa e saiu, Afonso vai tirar satisfações: você foi pra rua pouco se lixando se a Helena tava precisando de você ou não!

Fátima enfrenta o marido, mas ele não admite. Se ela entrou para aquela família, tem que ajudar nos problemas também. Fátima é enfática: Vai tomar um pileque com a tua irmã!

Afonso sai bastante irritado com a esposa e vai realmente para um bar encontrar um amigo. Desesperada e ainda suportando o sarcasmo de Celina (Nathália Timberg), Fátima vai ao único lugar que ela imagina onde o marido possa estar, na casa de Solange (Lídia Brondi).

Será que Fátima vai flagrar Afonso na casa de sua rival? Não perca essas cenas no capítulo desta quarta-feira em Vale Tudo.

Que tal se divertir com as paródias e piadas feitas com Vale Tudo. Tem cena até da TV Pirata de 1992! Veja agora em Além da Novela.

Silent Morning é a nova trilha do A Seguir Cenas do Próximo Capítulo. Escute o sucesso de Noel da década de 80 e outras músicas de Vale Tudo em Trilha Sonora.

Siga agora mesmo o twitter do blog Roque Santeiro que será lançado em breve@rsanteiroviva
Continue votando na enquete que está no ar.




Assista o Capítulo 142, exibido nesta terça-feira

terça-feira, 19 de abril de 2011

ODETE E CÉSAR SE CONHECEM


Novos encontros prometem balançar as estruturas de Vale Tudo. No capítulo desta terça-feira, a TCA estará bem agitada. 

Enquanto Raquel (Regina Duarte) vai à empresa para rescindir seu contrato de catering - e aproveitar para anunciar à Odete (Beatriz Segall) que vai fechar com outra empresa - César (Carlos Alberto Riccelli) vai oficializar sua demissão. Saindo de uma sala, a toda-poderosa da família Almeida Roitman esbarra no amante de Fátima (Glória Pires) e fica bastante interessada.

Mais tarde, para garantir uma grana com a comissão dos vídeos pornôs de Olavo (Paulo Reis), o ex-modelo vai ao apartamento de Walter (João Bourbonnais) para tentar encontrá-lo e fazer a cobrança, mas quem abre a porta é Odete Roitman que o convida para entrar.

Não perca as emoções de Vale Tudo!


Enquanto nos emocionamos com a novela, alguns se dedicam a fazer piada com cenas antológicas e até mesmo com a abertura. Leia sobre as piadas que cercam Vale Tudo em Além da Novela.


Roque Santeiro é a próxima novela do horário de Vale Tudo no Canal Viva. Siga o Twitter @rsanteiroviva e fique por dentro de tudo sobre a novela.


Assista o Capítulo 141, exibido nesta segunda-feira

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ALÉM DA NOVELA - VALE TUDO NO MERCHANDISING




Não precisa nem discorrer muito sobre o assunto. Hoje em dia, no final de cada capítulo de novela, vemos ao subir os créditos a última informação - merchandising.

Se antes não era assumido, hoje é questão de ética comercial dizer o que de fato está acontecendo. Em Vale Tudo, o excesso de merchandising vira piada nas redes sociais, na época foi motivo de crítica. Se por um lado torcemos por Raquel (Regina Duarte) para vencer um concurso de culinária, por outro a novela está faturando com a Nestlé à frente de tudo. 

Um simples jantar de família vira desculpa para propaganda do Molho de Tomate Salsa D´Oro e no capítulo 139, Bruno (Danton Mello) é surpreendido por Zezé (Zeny Pereira) ao roubar um teco de Leite Moça em tubinho (lembra galera?)

A revista MAD fez uma sátira em charges para criticar o excesso de merchan em Vale Tudo. Divirta-se abaixo com as tiras da publicação.


clique na imagem para aumentar
clique na imagem para aumentar

clique na imagem para aumentar


Colaborou:
Bruno Machado

PS: O blog não recebeu nada para citar os nomes das empresas. Mas se alguém quiser anunciar, não nos opomos. Vale Tudo no Merchandising. ;)