quarta-feira, 9 de março de 2011

ALÉM DA NOVELA - O ANJO AZUL

Eugênio (Sérgio Mamberti) realmente pode ser considerado o que mais entende de cinema e ser humano na casa de Celina Junqueira (Nathália Timberg).

Foi ainda no casamento de Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Fátima (Glória Pires) que ele comparou a moça à Eve Harrignton, a malvada que infernizou a vida de Bette Davis.

Dessa vez, já certo do caráter duvidoso da filha de Raquel (Regina Duarte), Eugênio dispara sobre o filme O Anjo Azul que Helena (Renata Sorrah) e Ivan (Antônio Fagundes) estão assistindo: Coitado do professor... tão apaixonado que deixou-se destruir...Uma história tão antiga, não é, d. Celina?... e que continua acontecendo todo dia... Às vezes até dentro da casa da gente...

Eles estão falando de Lola Lola, a personagem encarnada por Marlene Dietrich no filme de 1930. O filme criou um verdadeiro frisson em sua estreia no dia 1° de Abril e transformou a atriz em um mito.

O filme alemão, dirigido por Josef Von Sternberg, conta a história de Immanuel Rath (Emil Jannings), um severo mas respeitado professor, que vê alguns dos alunos passando cartões postais que mostram uma sensual cantora de cabaré (Marlene Dietrich) , que se apresenta no "O Anjo Azul", um clube local.

Naquela noite, pensando em pegar alguns dos seus estudantes, Rath vai para o cabaré, mas é envolvido pela selvagem atmosfera quando a sedutora Lola Lola entra em cena como uma vamp, usando meias compridas, cinta liga, salto alto, um colete e uma cartola, que cobria parcialmente seus cabelos louros.

Sabendo como Rath tinha passado a noite, seus alunos fazem caricaturas obscenas e desenhos maliciosos no quadro-negro. Immanuel se choca com o que vê, pois os estudantes zombam dele, e quando o diretor do colégio fica sabendo da indiscrição de Immanuel o despede.

Rath regressa para o clube e busca a compaixão de Lola, que fica fascinada pelo seu jeito elegante e também pelo dinheiro. Lola o conforta e rapidamente o convence a se casar com ela. As núpcias não garantiram a felicidade de Rath e logo ele se torna um criado de Lola, viajando com a companhia de artistas e vendendo fotos sensuais de sua mulher para clientes. No entanto humilhações muitos piores esperam por ele.
Afonso não chegou a tanto com a paixão por Fátima, mas certamente ainda vai descobrir quantas humilhações a moça o fez passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário