A teledramaturgia está repleta de cenas clássicas que não saem da memória de quem as assistiu e até de quem só ouviu falar. Carolina Dieckman raspando a cabeça em Laços de Família, Sônia Braga e Joana Fomm rolando no chão em Dancin´ Days e Ney Latorraca dançando Thriller de Michael Jackson em Vamp.
A cena que vai ao ar no capítulo 108 de Vale Tudo também entrou para a memória coletiva da televisão brasileira. Fátima (Glória Pires) desesperada porque está grávida se atira da escadaria do Theatro Municipal.
Sabemos que os nossos novelistas se inspiram muitas vezes em cenas e situações do cinema. E não se sabe ao certo, mas é muita coincidência, Gilberto Braga buscou em um filme de 1945 a solução para os problemas da malvada nora de Odete Roitman (Beatriz Segall).
Amar Foi Minha Ruína (Leave Her to Heaven) conta a história de Ellen Berent, interpretada pela impecável Gene Tierney que foi indicada ao Oscar por esta atuação. Ellen se apaixona pelo escritor Richard "Dick" Harland e acabam se casando. O jovem casal se muda para um chalé na Georgia perto da clínica onde o irmão paraplégico de Dick está internado.
Diante da possibilidade de levar o irmão para morar consigo, Dick retorna à cabana onde trabalhava. Mas Ellen é muito possessiva e não suporta dividir o marido com ninguém, não permitindo nem mesmo contratar uma empregada. Sua obssessão é tamanha que ela se volta contra o irmão do marido, permitindo que ele morra afogado.
Depois da tragédia, mudam-se para a casa da mãe de Ellen, onde vive também Ruth, sua prima adotada pela família. Para prender o marido, ela decide engravidar, mas seu ciúme doentio faz com que ela se volte contra a prima e contra o próprio filho.
Aí chegamos à nossa cena clássica. Decidida a não dividir a atenção do marido nem mesmo com seu bebê, ela decide perder a criança. Escolhe seu melhor rob e os tamancos que ajudarão no cenário se atirando das escadas.
O filme é uma verdadeira pérola pouco conhecida do público e que merece ser assistido. Mas a cena das escadas você pode assistir abaixo. Dá pra comparar com a cena de Vale Tudo, mas uma cena não tira o brilho da outra.
Amar Foi Minha Ruína
(Leave Her to Heaven)
Dir: John M. Stahl
Roteiro: Jo Swerling
Com: Gene Tearney, Cornel Wilde e Jeanne Crain.
Prêmios:
Oscar de Melhor Fotografia: Leon Shamroy
Nenhum comentário:
Postar um comentário