segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - EM SOCIEDADE TUDO SE SABE

Considerados por muitos, a parte mais frívola do jornalismo, fazer colunismo social é uma arte. Congrega todas as características do bom jornalismo e ainda consegue transformar em notícia acontecimentos de uma restritíssima parcela da população. O pessoal de Vale Tudo que o diga, afinal não há quem não leia as colunas de Ibrahim Sued e a coluna Swan. E para se fazer uma boa coluna social são necessários apuração precisa e ainda capricho no estilo de escrita, além de conseguir agregar leveza e capacidade de síntese. Não é para qualquer jornalista.

Ninguém ficou mais conhecido no colunismo social do Ibrahim Sued (falecido em 1995). Sua coluna, Zum Zum foi um marco nesse estilo do jornalismo, começando a ser publicada ainda em 1950. Foram mais de 40 anos tratando do que havia de mais alto no high society do Rio de Janeiro, intercalando com informações sobre política e economia. 

A pesquisadora Isabel Travancas destaca que “ao longo desses 45 anos de jornalismo, a coluna de Ibrahim Sued retratou a sociedade carioca, o Brasil e o mundo. Ela foi um reflexo da sociedade e a sociedade se refletiu nela também. Podemos acompanhar através dela alguns fatos marcantes de todos esses anos. As mudanças da moda e dos comportamentos, as festas e viagens, os personagens criados pelo colunista como a Dama de Preto, das gírias e expressões como ``bonecas e deslumbradas'', ``vagões e locomotivas'', ``su'', ``ademã'', ``kar'', ``shangay'', ``cavalo não desce escada'', `` em sociedade tudo se sabe'', ``sorry periferia'', ``padres de passeata''; as campanhas que incentivou, os astros internacionais que convidou para participar do Carnaval carioca, os desfiles de moda que promoveu e a cidade que tanto defendeu.”

Ibrahim chegou a participar dos primeiros capítulos de Vale Tudo, na festa de aniversário da Revista Tomorrow. Até Fátima (Glória Pires) conseguiu ser apresentada a ele.
E esse tipo de colunismo fez escola. O jornal O Globo publicou por muitos anos a Coluna do Swan. E por lá, passaram grandes jornalistas e que hoje são referências como Ricardo Boechat e Élio Gáspari. A coluna também fez escola com seu jeito rápido e objetivo de informar. Certamente, discípulos de Sued.

O colunismo social tem um peso de frivolidade. E não há mal algum em reportar um estilo de vida mais leve. Ao mesmo tempo, para ser um bom colunista é preciso fazer tudo que um bom jornalista faz. Ter boas fontes, ir atrás das notícias, cultivar um estilo e, sobretudo credibilidade. 

Travancas lança mão do próprio Sued para explicar a importância que o gênero alcançou: “Ninguém pode negar que o colunismo na imprensa brasileira é uma especialidade imprescindível nos tempos atuais. E para este colunista isto constitui uma vitória que agora é reconhecida por todos, inclusive por aqueles que tanto nos combatiam. Contribuímos para transformar esse gênero do jornalismo, que até então era um simples `bico' para aqueles que o praticavam em uma profissão honesta, honrada e valiosa dentro da nossa imprensa.''

Assista abaixo um vídeo compilando algumas das entrevistas feitas por Ibrahim Sued para o Fantástico na década de 70. 
 



Colaborou
Cássia Ferreira Andrade - jornalista
cassia.ferreira.andrade@gmail.com

FÁTIMA ENGRAVIDA, MAS CELINA A DESMASCARA

Fátima (Glória Pires) encontrou o plano perfeito para ter para sempre uma garantia financeira mesmo que se separe de Afonso (Cásiso Gabus Mendes).

Afirma a César (Carlos Alberto Riccelli) que vai engravidar do filho de Odete Roitman (Beatriz Segall). A partir disso, o marido não tem mais sossego. Ligações no meio da tarde porque está em período fértil e inúmeras tentativas depois, ela finalmente recebe a confirmação: está grávida!

Estranhamente, quando avisou à Celina (Nathália Timberg) seus planos, a tia de Afonso agiu como se estivesse bastante interessada nesta gravidez, mesmo sabendo do caso de Fátima e César. Conversas atravessadas com Laís (Cristina Prochaska) deixam um mistério no ar: o que Celina tem de trunfo?

Mesmo com um dossiê completo da moça feita pelo detetive que contratou e a certeza do caso com o ex-modelo, não houve tempo e aparentemente Fátima ganhou. Resolve dizer em primeira mão em tom de desafio à tia do marido: Eu vou ter um filho...

Mas Celina resolve debochar da felicidade de Fátima : Está bem que você queira contar pro Afonso, seu marido, mas não seria mais justo dar a notícia primeiro ao pai da criança?
A filha de Raquel Acioli (Regina Duarte) ainda não entendeu o recado, mas Celina resolver ser mais clara: Meu amor, você podia estar grávida de qualquer homem nesse mundo, menos do Afonso. Porque o meu sobrinho é estéril.

Será uma armadilha para que a malvada revele a verdade? Não perca momentos importantes de Vale Tudo a partir do capítulo desta segunda-feira.


O final do capítulo 106 revelou a música que embalou os românticos na década de 80 e provavelmente trará mais um gosto de nostalgia aos telespectadores de Vale Tudo. A canção, tema de Raquel e Ivan é Baby Can I Hold You de Tracy Chapman. No capítulo 107, desta segunda-feira, a música está prevista para ser executada em uma cena forte de acerto de contas entre nosso casal predileto. Ouça esta e outras músicas do Lp Internacional na seção Trilha Sonora!

Enquete no Ar! A Vingança de Bruno foi um momento marcante na opinião dos leitores. E agora uma nova enquete está no ar. Vote no momento mais marcante da última semana de Vale Tudo e ajude a decidir sobre qual assunto falaremos no post de sábado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A BRINCADEIRA DE BRUNO CONTRA ODETE MARCOU A SEMANA

 
Por esta Odete (Beatriz Segall) não esperava. Na tentativa de humilhar Fernanda (Flávia Monteiro), o feitiço virou literalmente contra a feiticeira. Enquanto todos estão contra a namorada de Tiago (Fábio Villa Verde), Bruno (Danton Mello) sai em sua defesa.

Cola o copo da sogra de seu pai na mesa e provoca uma verdadeira "tempestade" no jantar. Odete mexe e não consegue entender o que há com sua taça, até que puxa com tanta força que o objeto se quebra deixando-a toda molhada. 

Bruno não perde tempo e assume o "ato terrorista". Mesmo com toda a confusão, o caso tem uma boa consequência: Bruno e Heleninha (Renata Sorrah) se divertem com a situação e erguem uma bandeira da paz.

Há uma curiosidade a respeito desta cena. Originalmente, Gilberto Braga escreveu que Bruno colocava uma "jaqueta" de dente em cima da mesa, no lugar de Odete. Ao ver a prótese, a presidente do Grupo Almeida Roitman sairia da mesa acreditando que foi sua prótese que caiu. 

Não se sabe ao certo se por uma questão técnica ou se para não criar mal entendidos com a atriz, a cena foi alterada ainda no texto. Talvez o autor tenha pesado a mão e preferiu  aliviar. Até mesmo o texto de Flávia Monteiro após o desastroso jantar com lagosta era bem mais pesado. Fernanda chamava Odete de velha em diversos momentos da cena com sua mãe Eunice (Iris Bruzzi).

Detalhes pequenos para uma cena que foi garantia de boas risadas e que mereceu destaque dos leitores do blog.

Reveja a cena da vingança de Bruno no Cap. 101.



Vale Tudo Internacional

Outro destaque da semana e que foi unanimidade nas discussões sobre Vale Tudo foi a estreia da trilha internacional. As músicas ainda estão tocando apenas na hora do A Seguir Cenas do Próximo Capítulo, mas já deixou todo mundo com gostinho de nostalgia.

Ouça as músicas que embalam Vale Tudo na seção Trilha Sonora



Assista o capítulo 106, exibido nesta sexta-feira

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ODETE CONHECE WALTER: AMANTE E CÚMPLICE


Desde o italiano que lhe rendeu um olho roxo, Odete (Beatriz Segall) não se interessava por nenhum homem. Mas parece que esta fase está prestes a chegar ao fim. 

Convidada para presidir um seminário de Turismo, Odete recebe três empresários na TCA, entre eles Walter (João Bourbonnais) e obviamente se sente seduzida pelo rapaz.

Na verdade, eles já se cruzaram antes quando Walther era diretor de uma "discoteca" que Odete frequentou algumas vezes. 

Os dois têm uma interesse mútuo instantâneo e a presidente do Grupo Almeida Roitman não pensa duas vezes: vai viajar pela Europa. Viagenzinha pelas estradas de Lyon, Genève, Gstaad, Milan e Beaumaniére. Odete não gosta de dirigir e quando conta seu roteiro para a irmã Celina (Nathália Timberg) não há dúvidas: namorado novo no pedaço. 

Mas Walter será mais que um namorado, se tornará um importante cúmplice para as armações de Odete que estão por vir.

Dá medo só de pensar, né?

Confira os próximos capítulos de Vale Tudo.

Todo mundo em Vale Tudo dá um jeito de espiar as colunas sociais. Raquel (Regina Duarte) que antes só vendia sanduíche na praia, agora já tem nota falando de sua viagem pela Europa. Leia sobre esse tipo de jornalismo tão popular entre os personagens na seção Além da Novela.

Ainda não segue o Twitter do blog? Siga nosso perfil e saiba de todas as novidades do blog e ainda participe pela rede social da comunidade que assiste Vale Tudo. Siga @valetudonoviva

Assista o capítulo 105, exibido na quinta-feira


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ALEM DA NOVELA - UMA MANIA CHAMADA ATARI

Quem foi criança na década de 80, como o Bruno (Danton Mello), filho de Ivan (Antônio Fagundes) e Leila (Cássia Kiss) sabe qual era a grande mania daquela época. Os jogos eletrônicos agora podiam estar na casa de qualquer pessoa graças a um nome mágico: Atari.

Empresa de componentes eletrônicos, a Atari se tornou de fato um sucesso em 1978, quando foi lançado o console Atari 2600, o mais popular dentre os modelos de vídeo-games e que fez sucesso no Brasil até o final da década de 80. 

Na década de 90 com o surgimento do Master System, perdeu bastante espaço, mas permaneceu na memória das crianças, hoje adultos e há quem ainda produza jogos para o 2600. Dentre os jogos mais populares compatíveis estão o Pac Man (chamado vulgarmente de "Come Come"), Pitfall (uma espécie de Indiana Jones dos jogos) e Enduro (Fórmula 1). 

Depois de fazer as pazes com seu pai, no capítulo 104, Bruno o desafia para uma competição de Atari e ganha três vezes, mostrando que quem entendia de vídeo game tinha menos de 15 anos. 

A Atari perdeu muito de seu rendimento na década de 90 e suas ações acabaram pulverizadas em diversas empresas e a marca ficou com a Infrogames que produz o jogo Civilization.

O blog Desinformação lista quais os 10 jogos mais populares do Atari e se você quiser relembrar ou conhecer o jogo-sensação daquela época, é só clicar aqui.

RAQUEL E IVAN NAS MÃOS DE CÉSAR


César (Carlos Alberto Riccelli) e Fátima (Glória Pires) estão precisando de algum trunfo para se defenderem. Intuindo que Celina (Nathália Timberg) está desconfiada, os vilões estão investigando a vida da tia de Helena (Renata Sorrah) para não serem pegos de surpresa. 

Olavo já se dispôs a ajudar, mas quem vai chegar primeiro é o próprio César que viaja para Búzios e fica na Amendoeira, pousada de Laís (Cristina Prochaska). Lá, recebe uma pista. Descobre que Raquel (Regina Duarte) sempre fica hospedada ali, mas que da última vez saiu correndo.

Com a pulga atrás da orelha, César resolve ir mais fundo e usando todo o seu charme descobre da recepcionista da pousada o que de fato aconteceu. Raquel e Ivan (Antônio Fagundes) passaram a noite juntos. 

Essa revelação terá muitas consequências e agora todo cuidado é pouco.

As cenas vão ao ar a partir do capítulo desta quinta-feira.

Continue votando na enquete e ajude a decidir qual post faremos no sábado.
Envie seu depoimento em vídeo sobre Vale Tudo para valetudonoviva@hotmail.com

Assista o capítulo 104, exibido nesta quarta-feira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MARCO AURÉLIO PEDE LEILA EM CASAMENTO


Marco Aurélio (Reginaldo Faria) é incorrigível, mas também bastante persistente. Depois de ser desprezado categoricamente por Leila (Cássia Kiss), em nenhum momento desistiu da namorada de seu primo Renato (Adriano Reys).

E apesar de seu caráter duvidoso, o vice-presidente do Grupo Almeida Roitman, vem conquistando a atenção da ex-mulher de Ivan (Antônio Fagundes). A responsabilidade por esta aproximação é, em parte, do próprio Renato. O dono da Tomorrow não demonstra muita animação com uma vida familiar. Leila que tem um filho e quer se casar não vem encontrando no atual namorado a parceria que precisa, ainda mais no momento em que Bruno (Danton Mello) está entrando na adolescência.

Mas Marco Aurélio, apesar de todas as trapalhadas, é um pai atencioso e preocupado com Tiago (Fábio Villa Verde) e não descarta a possibilidade de construir uma nova família. E comendo pelas beiradas, o executivo vai chegar ao seu objetivo.

Convida Leila novamente para um jantar e ela aceita com o pretexto de querer conversar a respeito de Renato. Marco Aurélio não quer muito papo e dispara Não é sobre o Renato que nós vamos falar, Leila, é sobre nós. Eu quero me casar com você.

Será que Leila aceitará prontamente o pedido? Não perca essas cenas a partir do capítulo desta quarta-feira em Vale Tudo.

No capítulo desta quarta-feira, Bruno (Danton Mello) e Ivan (Antônio Fagundes) vão se enfrentar, mas de um jeito mais divertido. Pai e filho farão as pazes e celebrarão jogando video-game, mais especificamente, um jogo do Atari. Quer relembrar dessa mania da década de 80?  Acesse Além da Novela.

Assista o capítulo 103, exibido nesta terça-feira


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - NOVOS MODELOS, VELHOS MÉTODOS

As novelas podem ser consideradas um termômetro de seu período histórico. Hora antecipando comportamentos, hora replicando o modo como a sociedade pensa e age, elas funcionam quase como a vida real, temperada com uma grande dose de fantasia. Vejamos o exemplo de Vale Tudo. Escrita, naquele que talvez seja um dos mais importantes momentos da história política do Brasil, quando realizamos e participamos da nossa primeira eleição direta, a novela aponta uma marca comum nas nossas relações de poder.

Se produzida ao final da primeira década dos anos 2000, muitas práticas do empresário Marco Aurélio (Reginaldo Faria) em parceria com o prefeito de Póvoas terminariam, no mínimo, com uma bela investigação da Polícia Federal. Resumidamente prefeito e empresário se juntaram para uma troca de favores básicas, que não beneficiariam ninguém além dos dois. Nada diferente do que acontece hoje.

Na edição de janeiro da revista Caros Amigos , por exemplo, podemos entender como o poder público atua em detrimento da população, em favor do interesse privado. Vemos um outro lado das obras que tanto orgulham brasileiros das 12 cidades sede da Copa ou ainda, do Rio de Janeiro que abrigará também Jogos Olímpicos. Obras superfaturadas, remoções ilegais e uma falta de cuidado com os cidadãos. Afinal, o legado desses eventos será deixado para eles. Uma alusão contemporânea para o que aconteceu na novela de Gilberto Braga.

Movimento Diretas Já
O interessante é que, na época de Vale Tudo, nossa democracia era bem jovem. Ainda passaríamos pelo primeiro processo de eleições diretas. Essa também foi a primeira vez que uma novela pôde criticar, abertamente, o momento político ou nossas práticas políticas. A corrupção, o torpe modus operandi daqueles que controlam o país via dinheiro ou influência política.

A consagração da novela, talvez deva-se a isso. Ter exposto nossa cara, como diz o tema de abertura, e nossas chagas de maneira tão desvelada. Naquela época, ainda sem saber direito o que era a democracia, na prática, víamos renascer o sistema já viciado. Das velhas práticas do coronelismo. Do abuso de poder. Do favorecimento do capital em detrimento do ser humano.

Naquela época fomos conclamados a mostrar a nossa cara e assumir nossas responsabilidades. Criar (ou recriar) nossa identidade como nação. Será que deu certo?

Colaborou
Cássia Ferreira Andrade - Jornalista
cassia.ferreira.andrade@gmail.com

CELINA FINALMENTE CHEGA À VERDADE: CÉSAR E FÁTIMA SÃO AMANTES

 

Celina (Nathália Timberg) já desconfiava de Fátima (Glória Pires) antes mesmo do casamento com seu sobrinho Afonso (Cássio Gabus Mendes). Primeiro pegou a nora de Odete (Beatriz Segall) mentindo quando disse que ia ao cabeleireiro, depois tentou pela primeira vez descobrir onde a vilã vai quase todas as tardes e quase consegue se Jarbas (Stephan Nercessian) não a tivesse perdido de vista.

Mas ela revelou sua persistência e conseguiu chegar bem perto da verdade quando descobriu o apart que Fátima vai. Com a ajuda do gerente do local, tenta vasculhar os nomes dos hóspedes, mas nenhum deles lhe faz muito sentido. Obviamente, a filha de Raquel Acioli (Regina Duarte) não deu na cara que na verdade vai mesmo é ao 9º andar e não ao 11º como supõem.

Mas não é o fim da linha. Inconformado de ser enganado e seduzido pela educação e possível sinceridade de Celina, que inventa que aquela mulher lhe deve muito dinheiro e está fugindo, o gerente Alfredo chega à verdade e entrega de quem é o apartamento que Fátima visita todas as tardes. Quando entrega a ficha do morador, Celina reage estarrecida:  César Ribeiro?

Agora Fátima e César (Carlos Alberto Riccelli) precisam encontrar uma forma de neutralizar Celina. E não pouparão esforços para isso.
Não perca em Vale Tudo!


Marco Aurélio (Reginaldo Faria) está envolvido numa complicada tramoia de especulação  com um político corrupto. E infelizmente, as velhas práticas ainda continuam na moda. Leia mais sobre o assunto em Além da Novela.

Responda nossa enquete sobre qual foi o momento mais marcante da semana passada em Vale Tudo e decida o assunto do nosso post de sábado.

E não deixe de enviar seu depoimento em vídeo sobre Vale Tudo para nosso e-mail valetudonoviva@hotmail.com. A regra é simples: vídeo com até 3 minutos. 
Assista o capítulo 102, exibido nesta segunda-feira

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CELINA DESCOBRE O APART DE FÁTIMA


Celina (Nathália Timberg) afirmou outro dia que desde criança sua maior característica é a curiosidade. Pois este seu impulso pode complicar a vida de Fátima (Glória Pires) e César (Carlos Alberto Riccelli).

Depois de perseguir a mulher de seu sobrinho e perdê-la de vista, a curiosidade da amada tia ficará ainda mais aguçada e novamente ela se põe atrás da filha de Raquel Acioli (Regina Duarte). Só que desta vez, Jarbas (Stephan Nercessian) será mais esperto e a conduzirá ao lugar correto: o apart onde acontecem os encontros dos amantes.

O gerente do flat já havia pedido à Fátima o número de seu apartamento, mas ela conseguiu driblar a vigilância, mas agora, com todo seu charme e delicadeza, Celina consegue sua ajuda com a desculpa que aquela mulher lhe deve muito dinheiro. 

Ângelo, o gerente, vai ajudá-la. Será que a mulher de Afonso (Cássio Gabus Mendes) vai finalmente ser desmascarada? 

Não perca os próximos capítulos de Vale Tudo. 
Estas cenas vão ao ar a partir desta segunda-feira.

Quer dar seu depoimento sobre Vale Tudo? Opinar, falar sobre suas lembranças de infância com relação à novela ou se está vendo pela primeira vez? Envie um vídeo com no máximo 3 minutos de duração para valetudonoviva@hotmail.com e ele será postado no blog. Participe!

O Lp Vale Tudo Internacional já está disponível na seção Trilha Sonora, ouça! 
Leia também a seção Além da Novela. Sempre tem novidades por lá.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O REENCONTRO DE RAQUEL E IVAN FOI O MOMENTO MAIS MARCANTE DA SEMANA


 Na semana passada, muitos reencontros marcaram a vida dos personagens de Vale Tudo. Raquel (Regina Duarte) teve duros momentos. Depois de um ano sem encontrar com seu amado Ivan (Antônio Fagundes), eles acabam se reencontrando. 

Os leitores do blog escolheram: o reencontro de Raquel e Ivan foi o momento mais marcante desse período. E bastou um dia para que todo aquele amor se reacendesse. O primeiro momento foi na TCA para a assinatura de um contrato de catering. 

Depois foi o coquetel do lançamento da nova edicão da Tomorrow. Foi nessa mesma noite que Raquel reencontrou a filha Fátima (Glória Pires). 

Para descansar de tantas emoções, a empresária vai para Búzios. E mais uma artimanha do destino coloca o casal frente a frente. Enviado para a cidade por Marco Aurélio (Reginaldo Faria), Ivan acaba sendo obrigado a pernoitar na mesma pousada, a Amendoeira da amiga Laís (Cristina Prochaska). Lá, encontra Raquel e eles não resistem. 

Continue assistindo Vale Tudo.
Na segunda-feira, mais novidades no blog!

No capítulo de ontem, a tão esperada trilha sonora  internacional começou a dar o ar de sua graça na hora do A Seguir Cenas do Próximo Capítulo
A trilha que tocou foi a canção Crying Overtime, de Alexander O'Neal. A música é tema de Tiago (Fábio Villa Verde) e Fernanda (Flávia Monteiro). 
Ouça o Lp Vale Tudo Internacional em Trilha Sonora.




Assista o capítulo 101, exibido nesta sexta-feira 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - VERÔNICA SABINO

VERÔNICA SABINO

Todo o público "valetudista" anda pedindo que a trilha internacional surja logo em Vale Tudo. Mas enquanto ela não vem, parece que a trilha predileta dos sonoplastas da novela é mesmo a canção Todo Sentimento cantada por Verônica Sabino.

A composição de Chico Buarque foi gravada por Verônica Sabino para a trilha da novela como tema da problemática Heleninha Roitman (Renata Sorrah). A cantora defendeu muito bem a composição que se tornou naquele ano de 1988 um grande sucesso. Mais um na carreira da cantora.

Nascida em 1960, filha do escritor mineiro Fernando Sabino, Verônica Estill Sabino gravou seu primeiro Lp em 1985, surgindo como cantora solo depois de fazer parte do grupo vocal Céu da Boca, entre 1979 e 1984. Desse álbum vem seu primeiro sucesso, a música Demais, uma versão de Zé Rodrix e Miguel Paiva para Yes It Is de Lennon e McCartney. Demais fez parte da trilha sonora do remake de Selva de Pedra (1986) e era tema da protagonista Simone (Fernanda Torres). Em pouco tempo, o Brasil inteiro cantava os versos foi o tempo que passou, que te trouxe e te levou.

Em 1988, Verônica repetiu o êxito e transformou naquela época a canção Todo Sentimento em um hit nacional. Além de emplacar no ano seguinte Tudo Que se Quer, versão de All I Ask One de O Fantasma da Ópera em dueto com Emílio Santiago, na trilha da novela Tieta.

Capa do álbum "Que Nega é Essa"
Entre 1985 e 2010, a cantora lançou 07 álbuns, sendo o último Que Nega é Essa de 2009. Atualmente, a canção Eu Preciso de Você de Tom e Aloysio de Oliveira, cantada por Verônica Sabino, pode ser ouvida na trilha de Insensato Coração, como tema de Marina (Paola Oliveira)

Ouça Todo Sentimento na seção Trilha Sonora do blog.

MÁRIO SÉRGIO VAI MORAR NO AP DE SOLANGE


Quando Solange (Lídia Brondi) pensa que está tudo ruim, vem alguém e a surpreende. Desta vez é o amigo Sardinha (Otávio Müller). Há dias os amigos estão reclamando que os gastos do apartamento em que moram estão altos demais. Sardinha até soltou uma fagulha contra a roomate dizendo que nem parecia que ela era jornalista, afinal, todos os dias os jornais falam sobre a inflação galopante do país.

Solange teme mesmo é que ao colocar alguém para dividir as despesas, apareça outra pessoa da laia de Fátima (Glória Pires), afinal, a produtora de moda da Tomorrow já teve traumas suficientes com a atual esposa de seu amado Afonso (Cássio Gabus Mendes).

Entre tramoias com André (Marcelo Novaes) e revelações à desconfiada Celina (Nathália Timberg) com o objetivo de destruir a megera, ela ainda precisa lidar com o autoritário Mário Sérgio (Marcos Palmeira) na redação da revista. 

Mas nossa ruiva terá uma desagradável surpresa. Sardinha convida o editor-chefe da revista para dividir com eles o apartamento. Renato (Adriano Reys) já avisou a Mário Sérgio que a Tomorrow não tem condições de continuar pagando um flat e ele precisa procurar outro lugar para ficar. 

Pois depois de um longo dia de trabalho e muito estresse, louca pra chegar em casa e descansar, ela encontra com as malas do sujeito. Solange que não deixa pra depois o que quer falar agora, logo diz que não vai admitir guardar aquelas bagagens ali, até que Mário Sérgio avisa: eu tô morando aqui!

Se os dois já brigam no trabalho, será que em casa será diferente?
Não perca essas cenas a partir do capítulo desta sexta-feira.

Além das músicas que normalmente saem nos Lps (e atuais Cds) das trilhas sonoras, algumas são deixadas de lado e ficam apenas na memória dos telespectadores. As chamadas trilhas incidentais fazem toda a diferença. 
No caso de Vale Tudo, duas músicas não incluídas no Lp Nacional não são qualquer música: uma é Chansong de Tom Jobim, tema de Rubinho (Daniel Filho) e a outra é Eu Preciso de Você de Leo Gandelman, tema melancólico de Fátima. Ouça essas duas músicas agora em Trilha Sonora.

Assista o capítulo 100, exibido nesta quinta-feira 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ODETE HUMILHA FERNANDA E BRUNO SE VINGA



Odete (Beatriz Segall) sabe que Tiago (Fábio Villa Verde) não quer estudar no exterior por um motivo simples: está apaixonado. Acreditando que se puder provar que Fernanda (Flávia Monteiro) não é a mulher ideal para seu netinho, a vovó do mal marcar um jantar, mesmo que seja a contragosto de Celina (Nathália Timberg). 

Com toda pompa e circunstância, a mãe de Afonso (Cássio Gabus Mendes) servirá uma bela lagosta no jantar. Obviamente, de educação simples, Fernanda não sabe o que fazer, para triunfo de Odete. Mas o plano não parece que vai dar muito certo. Quase todos à mesa ajudam a menina a se livrar da situação graças a uma sopinha de aipo.

A filha de Eunice (Iris Bruzzi) sente ódio da empresária e mesmo com todos a acusando de ser muito radical, um aliado ela possui: Bruno (Danton Mello). O pequeno aproveita que foi convidado a passar o final de semana com Ivan (Antônio Fagundes) e prepara uma vingança daquelas contra a mãe de Helena (Renata Sorrah). E por incrível que pareça, é essa vingancinha que o fará se aproximar da madrasta. 

Momentos divertidos vem pela frente em Vale Tudo.
Não perca essas cenas nos capítulos desta quinta e sexta-feira.

Na hora de A Seguir Cenas do Próximo Capítulo o público já sabe, a escolha oficial da sonoplastia da novela foi Todo Sentimento. Enquanto a trilha internacional não começa, saiba um pouco mais sobre a canção e sobre a cantora Verônica Sabino em Além da Novela.

Assista o capítulo 99, exibido nesta quarta-feira 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NA DÉCADA DE 80

Odete (Beatriz Segall) está sempre atenta a tudo o que acontece bem debaixo do seu nariz. Sabe da crise do casamento de Ivan (Antônio Fagundes) e Helena (Renata Sorrah), só não percebeu ainda que seu filho Afonso (Cássio Gabus Mendes) está sendo enganado pela norinha Fátima (Glória Pires). Independente de todos os problemas, o que ela atualmente mais quer é levar Thiago (Fábio Villa Verde) para estudar no exterior. Mas o garoto não quer.

Ela já tentou de tudo: falou primeiro com o rapaz, depois pediu ajuda de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e até conversou com a mãe e o padrasto. Nada adiantou. Será que só Odete acha que estudar no Brasil é perda de tempo? Não é bem assim.

A década de 80 também foi um momento de transição para o ensino superior brasileiro. Acabávamos de sair de uma perversa ditadura militar que durou 20 anos e de uma perseguição maciça à intelectualidade e aos estudantes. O fato de haver tantos brasileiros exilados e pelo momento "estranho", ainda incerto, fez com que houve um boom de brasileiros bem nascidos estudando fora do país.

De fato, só depois de 1994 é que a retração das matrículas no ensino superior voltou a subir por aqui. Alguns teóricos afirmam que um dos problemas das universidades no Brasil estava no conceito. O ensino superior, que já é tardio, começou como um aglomerado de faculdades, não como um espaço "universal de conhecimento". 

Odete não era a única a pensar dessa forma. Na década de 90 ainda era extremamente valorizada a formação no exterior. O ensino público ainda hoje enfrenta os resquícios daquele período, com a necessidade de suprir a demanda de cursos e com o desejo de alcançar um patamar nacional nesse quesito, os investimentos não foram o bastante para manter a estrutura. E com isso, a iniciativa privada começou a encontrar espaço. 

CELINA PEGA FÁTIMA NA MENTIRA


Celina (Nathália Timberg) não se deixa enganar por aparências e ao mesmo tempo que parece ser alienada está bem atenta ao que acontece em sua casa. 

Desde que soube dos caminhos tortos que Fátima (Glória Pires) andou para chegar ao ponto de se casar com seu sobrinho Afonso (Cássio Gabus Mendes) que a sócia de Raquel (Regina Duarte) está de olho. 

Antes de tudo, Celina fica desconfiada porque a megera saiu para fazer compras e voltou de mãos vazias e com aquela desculpinha esfarrapada de que o comércio do Brasil é horrível. 

O estopim será quando a nora de Odete (Beatriz Segall) diz que vai novamente ao cabeleireiro para retocar um corte mal feito. Celina leva Laís (Christina Prochaska) ao mesmo cabeleireiro esperando encontrá-la e se surpreende (ou talvez nem fique tão surpresa assim) ao saber que Fátima não foi e nem sequer marcou um horário. Ângelo, o cabeleireiro, já dispara que ainda bem que ela desmarcou, porque sem hora marcada eu só atendo quem eu amo de paixão

Como Celina não dá descanso à Fátima e nem é de deixar pra depois o que precisa ser resolvido, encosta a "Eve Harrignton" dos Almeida Roitmans na parede. 

E agora resta saber qual desculpa ela vai dar e se Celina vai engolir. 

Não perca essas cenas no capítulo desta quarta-feira.

Assista o capítulo 98, exibido nesta terça-feira



O blog Vale Tudo tem seções para você se divertir e se informar. Em Trilha Sonora, você pode ouvir Lp Vale Tudo Nacional e na seção Além da Novela sempre um post diferente falando sobre curiosidades da década de 80 ou referências que a novela usa nas artes e na cultura. Se você quiser participar do blog com algum post interessante para a seção, envie seu e-mail para valetudonoviva@hotmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

RAQUEL CONTA TUDO A CELINA E DECIDE VIAJAR



Raquel (Regina Duarte) foi pra Búzios com a certeza de que iria descansar depois de tantas emoções. Acabou se encontrando com Ivan (Antônio Fagundes) e os dois reviveram o grande amor que tiveram, mas ela não admite dar asas a este desejo. 

A empresária mudou muito, mas continua acreditando na honestidade e na dignidade acima de tudo. Quando Celina (Nathália Timberg) lhe ofereceu ajuda, tratou de se certificar que o romance entre ela e Ivan havia terminado para que Helena (Renata Sorrah) não sofresse. Raquel coloca seu orgulho e sua vergonha na gaveta e vai atrás da sócia.

Numa conversa bastante honesta, Raquel explica o que aconteceu em Búzios e se mostra arrependida. Eu lhe fiz uma promessa, eu tenho uma dívida de gratidão, de tudo, com você. E garante a ela que não ama Ivan, muito pelo contrário, ela o odeia e promete que isso não vai acontecer nunca mais.

Celina entende sua amiga e acredita em sua honestidade e até mesmo na tentativa de Ivan em ser um bom marido, mas não deixa de reiterar sua preocupação com a felicidade de Heleninha.

Para esquecer o episódio e tentar virar a página de uma vez por todas, Raquel aproveita que Aldeíde (Lília Cabral) precisa ir até Portugal para resolver questões da venda de um imóvel e vai junto passando pela Feira de Cozinha Industrial de Frankfurt e ainda Paris. 

Odete está insistindo para que Thiago (Fábio Villa Verde) estude no exterior. Todos ao seu redor discordam, mas talvez Odete estava apenas seguindo uma tendência daquela época. Saiba um pouco sobre o ensino superior do Brasil na década de 80 em Além da Novela

Assista o capítulo 97, exibido nesta segunda-feira


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - A REVISTA NO BRASIL



Eis que a revista é lançada para um público formado principalmente pelos ricos e famosos. Trata de moda, colunismo social e traça perfil de personalidades, artistas e empresários.  Ou ainda, eis que surge uma publicação voltada para traçar o contexto histórico daquela determinada classe social. Não. Não estamos em meados da década de 1990 e não falamos de “Caras”. Falamos da “Tomorrow” cuja nova edição acabou de ser lançada em Vale Tudo, provocando encontros, reencontros e muito, mas muito reboliço.

A proposta da revista é mais ou menos o descrito acima. O engraçado é que, com uma visão que só tem aqueles que estão a frente do seu tempo, Braga antecipou um segmento do jornalismo que hoje entope as bancas de todo o país. Ao contrário daquela época, eu ou você leitor, temos acesso mais fácil a esse mundo de sonhos, luxo, glamour e frivolidades. A Tomorrow pretendia retratar uma época no Brasil na qual a mobilidade social, experimentada principalmente na primeira década dos anos 2000, figurava no hall das grandes utopias.

E isso não foi uma ideia do novelista. As revistas de variedades datam do século 19. Mas a grande guinada acontece com o lançamento de O Cruzeiro numa ação ousada de Assis Chateubrian, que reuniu em 64 páginas o melhor conteúdo jornalístico (da semana) bem como informações literárias e sobretudo, fotos. Outras revistas também marcaram época como a Manchete e a Realidade implementaram novas técnicas de se produzir jornalismo para magazines.

A grande verdade é que a evolução do jornalismo no Brasil representa um retrato da nossa evolução como nação. A revolução tecnológica modificando a sociedade. A década de 80 é também conhecida como a era do marketing – por segmentar sobremaneira o mercado editorial brasileiro com base na valorização das identidades explicitadas através do consumo, esclarecem Íria Catarina Queiróz Baptista e Karen Cristina Kraemer Abreu no artigo: A história das revistas no Brasil: Um olhar sobre o segmentado mercado editorial.

Por Cássia Ferreira Andrade
cassia.ferreira.andrade@gmail.com