quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ALÉM DA NOVELA - LACROIX

No capítulo 93 de Vale Tudo, apavorada com a decisão do marido de permanecer no Brasil, Fátima (Glória Pires) lança mão de todos os argumentos para voltar a Paris, entre eles um evento cujo vestido ela já deixou encomendado com Lacroix. Parece que a moça realmente aprendeu muito com a sogra Odete Roitman (Beatriz Segall), afinal Lacroix estava se tornando um dos mais respeitados estilistas do mundo depois de abrir sua própria grife no ano anterior (1987).

Christian Lacroix é francês, nascido em 1951 e ainda hoje está em plena atividade. Pretendia ser curador de museus, após estudar História da Arte, mas ao se tornar ajudante no ateliê de Jean Patou foi descoberto pelo grupo Louis Vitton que o apoiou na abertura de seu próprio ateliê.

Foi na casa de seus avós maternos que o estilista descobriu o livro "A Moda Ilustrada de 1860". Desde criança sonhava em viajar pela Espanha, Veneza, Londres e outras cidades da Europa. Pois é justamente desses lugares e suas tradições que ele tira sua inspiração para criar modelos em cores vivas, estampados vibrantes, bordados elaborados, misturas de tecidos e silhuetas volumosas num período em que o minimalismo e as cores sóbrias começavam a dominar a moda.

Em 1988 lança sua luxuosa coleção Prêt-á-Porter (pronto para vestir), além de criar figurinos para grandes espetáculos da Ópera de Paris. Em 2004 começa a diversificar suas atividades e cria sua coleção masculina e em 2005 realiza a decoração do hotel parisiense Le Petit Moulin e a reforma do Cinema Gaumont Parnasse.

Lacroix em seu ateliê - 1988
Uma crise financeira em 2005 culmina na venda de sua marca para o grupo Falic e em 2009 a empresa decreta moratória. Lacroix criou outra empresa - XCLX - onde trabalha com design de trens, bondes, hotéis e figurinos para teatro, além de ilustrações para livros infantis.

Dos anos 80 sobraram seu nome e sua história. E mesmo querendo não se afastar do mundo da moda, os modelos originais das mãos de Lacroix só podem ser encontrados agora em velhas coleções ou nos museus, como o Musée des Arts Décoratifs que fez em 2007 a exposição "Christian Lecroix: Histórias da Moda" e o National Museum de Singapour que em 2009 realizou uma retrospectiva de sua obra.

Ilustração de Lacroix
Acaba de ser lançada nos Estados Unidos a biografia de Christian Lacroix. A história do estilista francês é narrada por meio de um conto de fadas e começa com o clássico “era uma vez”. O livro se chama “Christian Lacroix and the tale of Sleeping Beauty” ("Christian Lacroix e o conto da Bela Adormecida") e conta com ilustrações do próprio estilista.

Tratando-se de Lacroix, nada pode ser convencional e os amantes da alta costura ainda esperam que o criativo estilista se renove e retome sua história de sucesso. Fátima que o diga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário